segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

LOUVAÇÃO A CRATEÚS



O lugar, cujo sol ilumina o ano inteiro

E o rio Poty banha toda sua extensão

É para todos nós o terreno primeiro,

Pois nascemos no cerne de seu coração


Em casas, na Policlínica ou no Hospital Geral,

Revelamos o nosso rosto à Princesa do Oeste

Que, há tempos, fora Vila Príncipe Imperial

E, atualmente, é Crateús, Ceará, Nordeste.


Já vimos o tempo decorrer na Coluna da Hora

E a Coluna Prestes lembrar a passagem dos Revoltosos

Agora, que cem anos de fundação se comemora,

Guardamos lembranças de seus momentos gloriosos.


Quantos heróis anônimos venceram em suas estradas!

Quantas bênçãos desceram sobre os seus rincões!

Quantos amigos se reuniram em suas calçadas!

Quanta beleza na tolerância de várias religiões!


Somos filhos da teimosia do sertão

E fazemos festa, até na dificuldade,

Nas Praças da Matriz e da Estação

Ou no Caça e Pesca, palcos da cidade.


Produzimos artistas em nossas escolas;

Há quem fique e quem nos leve na bagagem,

Por muitos campos, rolaram nossas bolas;

Por muitas páginas, gravaram nossa imagem.


Na política, além de sermos ferrenhos eleitores,

Já fomos representados nos cenários nacionais;

Na música, temos excelentes compositores

E, na literatura, uma bela casa de imortais.


Amo o berço que meus pais me embalaram

Como sendo a terra que me ofertou o Criador;

Este árido solo em que minhas raízes fincaram

Tem para minha vida um inestimável valor.


(Silvia Melo)

Nenhum comentário: