quinta-feira, 10 de maio de 2012

CRATEÚS DISCUTE PROBLEMAS DO JUDICIÁRIO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

A carência de magistrados e servidores na comarca de Crateús será discutida em audiência pública a ser realizada no dia 15 de maio, às 9 horas, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) do município, na Rua Auton Aragão.

A maioria das comarcas do Interior do Estado enfrenta sérios problemas de falta de juízes e funcionários, fato que se agravou com a criação de novas varas. A situação gera uma série de transtornos, como a falta de acesso à Justiça pela população, sobrecarga de trabalho dos magistrados que são obrigados a passar a responder por mais de uma comarca, além da lentidão da prestação jurisdicional. A ausência de infraestrutura das unidades judiciais é outro problema grave.

Para buscar uma solução, a Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) vem realizando audiências públicas, em parceria com as subseções da entidade e as Câmaras Legislativas, nos municípios carentes de uma Justiça célere e em bom funcionamento. O evento já aconteceu nas cidades de Tianguá, Maranguape, Aracati, Acopiara, Tauá e Iguatu. Segundo levantamento da OAB-CE, em 60 comarcas do Interior, quase 80% dos servidores que atuam nos fóruns são cedidos por prefeituras. “O Judiciário Estadual está na UTI”, afirmou o presidente da entidade, Valdetário Andrade Monteiro.

Nenhum comentário: