terça-feira, 12 de junho de 2012

OBSERVATÓRIO

Na Semana que passou celebrou-se o meio ambiente. Segundo Antonio Luis Francisco, o meio ambiente é “um tema cada vez mais recorrente no dia a dia dos governos, das empresas e das pessoas. Embora o planeta ainda sofra bastante os efeitos do desenvolvimento da humanidade, a conscientização quanto à necessidade de preservá-lo tem sido ampliada, com muitas iniciativas — pequenas ou grandes — que visam proteger o que temos de melhor: a natureza”.

O MEIO AMBIENTE

Eis um assunto essencial para os candidatos a Prefeito: a preservação do meio ambiente, o cuidado com os recursos naturais. Por que ninguém estabelece, como meta de campanha, que a cidade atinja um índice de ser a mais arborizada do planeta. Em regiões quentes como a nossa, por que não inserir no programa de governo a edificação de bosques, ampliação da área plantada, a disseminação de pulmões verdes na delimitação urbana? Mais árvores, mais sombras, mais espelhos d’água = clima mais ameno. Melhor qualidade de vida.

DEFINIÇÃO

Esta semana pode ser decisiva para as Oposições Unidas em Crateús. Virá a lume uma pesquisa encomendada para saber o índice de popularidade dos pré-candidatos. Vários cenários foram desenhados. Obviamente, com os dados na mão, estaremos próximos da decisão definitiva da chapa. A esta altura, todos correm contra o tempo. O prazo limite para a realização das convenções que escolherão os candidatos expira-se no final deste mês. O tempo urge.

NOVO ORIENTE

Sábado passado, em Novo Oriente, na casa do Vice-Prefeito Godofredo, o Godô, foi anunciada a aliança do seu grupo (liderado por Nenen Coelho e Rodrigão) com o grupo de Neto Vidal. Foi uma espécie de reação ao anúncio de rompimento promovido pelo ex-prefeito Valdeci Coelho. O espaço da ampla residência de Godô foi pequeno para a grande multidão que lá acorreu. Neto Vidal mostrou força. Levou um grupo expressivo de lideranças oposicionistas e fez um discurso inflamado. Godô pediu a união de todos e anunciou que pretende fazer a diferença no município.

NOVO ORIENTE II

Após Rodrigão, que conclamou o empenho de todos, ocorreu o recado mais duro da noite, dado pelo Deputado Nenen Coelho. Depois de uma longa explanação sobre os últimos episódios da política de Novo Oriente, em que ficou claro o seu empenho e ajuda para a ascensão política de Valdeci, Nenen declarou guerra ao primo. Mostrou que foi construída a maior e melhor aliança em favor da população de novorientense. Disse que, ali, Neto Vidal representava um grupo forte com ramificação estadual e federal. Por trás dele estava o apoio de um grande contingente de lideranças populares, vereadores, do vice-governador Domingos Filho e do Deputado Federal Domingos Neto. Essa junção de forças permitirá que a próxima gestão viabilize mais obras e realizações que a atual.

INDEPENDÊNCIA

Independência vive um momento de indefinição. Um problema de saúde ocorrido com o pré-candidato Valterlin Coutinho suscitou dúvidas na população sobre a candidatura oposicionista. No grupo da situação permanece, também, um clima de apreensão. O doutor Bezaliel, o nome mais forte do bloco, enfrenta resistências.

IPAPORANGA

O líder Nilson Moreira vai enfrentar o mais duro teste à sua liderança nas eleições deste ano. Sua esposa, a Prefeita Ybsen Keith Catunda Lima, enfrentará o ex-Prefeito Antonio Alves Melo, o Toinho Contábil. Desde 1988 Nilson vem obtendo sucessivas vitórias. Este ano enfrentará um ex-aliado, que também já esteve à frente da municipalidade. Toinho e Keith são candidatos carismáticos. É uma disputa que promete.

PORANGA

Em Poranga estão praticamente certas as candidaturas de Cárlisson Emerson, atual vice-prefeito, e do professor Adriano. Pesquisas apontam favoritismo para o doutor Cárlisson, profissional da área de saúde. Independente de quem seja o eleito, essa eleição marcará época: depois de muitos anos, a cadeira de Prefeito do município serrano será ocupada por alguém que não possui o sobrenome Pinho.

TAMBORIL

A disputa em Tamboril deverá ser polarizada por Ramiro Júnior, candidato do Prefeito Jeová, e o vereador Pedro Calisto, candidato da oposição. Pesquisas apontam leve vantagem para o candidato Ramiro. Em casos assim, repercutirá muito a candidatura que der mais volume à campanha. É aguardar para ver.

PARA REFLETIR

“É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve”. (Victor Hugo)


(Júnior Bonfim, na edição de hoje do Jornal Gazeta do Centro Oeste, de Crateús, Ceará)

2 comentários:

Italo Bonfim disse...

Caro Júnior Bonfim, Antônio Alves Melo, vulgo Toinho Contábil, se conseguir registrar sua candidatura, junto à Justiça Eleitoral, terá primeiramente que explicar ao povo de Ipaporanga, seu "exílio" após dado por fim o prazo de seu mandato quando prefeito no período de 1993-1996. Agora volta, como quem nada quer, ou por pura falta de opção dentre os que compõem as fileiras da pífia oposição daquele município. Terá que explicar também, esta muita mais grave, o Porque de tantos processos, com denúncias oferecidas pelo Ministério Público. Uma dessas explicações, é dizer o porque de ter comprado um ônibus, com verbas do município, em nome de uma distribuidora de alimentos, e não em nome da Prefeitura Municipal de Ipaporanga. São essas e outras explicações, que o mesmo terá que dá aos nobres Ipaporanguenses. E pela oposição, temos o nome da prefeita Keith, que vai para a reeleição, com chance real de vitória, um nome limpo, carismático e que dará continuidade ao seu trabalho. O seu provável opositor, voltou para a cidade de Ipaporanga, somente porque o atual presidente da câmara, o contratou. Este como sempre, somente prestando serviço para o que é público. Não conheço, nem nunca ouvi falar ele prestando consultoria para alguma empresa particular. Talvez por isto, Antônio Alves Melo esteja respondendo processos por crimes de ESTELIONATO, FORMAÇÃO DE QUADRILHA, FALSIDADE IDEOLÓGICA, EMPREGO IRREGULAR DE VERBAS PÚBLICAS, FAVORECIMENTO EM NÃO EXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO, CRIME CONTRA FUNCIONÁRIO PÚBLICO, ETC.
Me entristece ver um conterrâneo crateuense, onde amigos da cidade vizinha lhe depositam confiança e o troco que recebem, é ver o ex gestor encurralado em um mar de processos, prevaricando e ainda por cima abandona o povo e agora, após 16 anos, volta como se fosse o paladino da moralidade, o campeão olímpico com a tocha da dignidade, da ética e da moral. Quando não passa de um Fariseu! Só me resta dizer: Só podia ser do PT! E com o abandono deste à Ipaporanga durante 16 anos, me lembra um trecho de uma música de campanha política: "Diga ao povo onde você se escondeu, por tanto tempo e só agora apareceu...!"

Anônimo disse...

JuniorBonfim, a sua avaliação é muito importante é por isso que sempre quero ouvi-lo. Esta demanda da oposição:Luizinho Sales, Lourival,Zé Wagno,Dr Antonio Véras, e outros, não é entregar a Dr Carlos Felipe a sua reeleição? O bom politico ou o experiênte sabe que, todo voto é importante e é água que enche açude não importa a véia,estes nomes citados dar uma quebra de voto significante, se eu fosse ligado ao Dr Ivan fazia-o correr com a cela por que é ilusão dizer que dar.