terça-feira, 26 de junho de 2012

OBSERVATÓRIO

Desta semana não passa. No próximo sábado, dia 30, expira-se o prazo para todos os Partidos realizarem suas convenções para a escolha dos candidatos: prefeito, vice-prefeito e vereadores. A maioria, obviamente, convocou seus filiados para o limite legal. Em Crateús o cenário permanece praticamente o mesmo dantes delineado. Na chapa de situação, após certa relutância do Prefeito, que chegou a externar o desejo de não se recandidatar, os nomes deverão permanecer os mesmos: Carlos Felipe e Mauro Soares. Na oposição, há por enquanto três chapas definidas: a do PSOL (ainda sem os nomes), a do PV (João Coelho Soriano, o Maçaroca) e a das Oposições Unidas, liderada pelo PMDB e pelo DEM (Ivan Monte Claudino e Antonio Luiz). Luizinho Sales, do PSDB, que logo cedo havia afirmado não ser candidato, abriu uma dissidência e lançou-se semana passada. Mas a maioria dos tucanos, agora sob a Presidência de Edmilson Coelho, pretende manter o compromisso já firmado: a união das oposições.

ARTICULAÇÕES

Foram muitas as articulações visando rachar o esquema oposicionista. Em uma reunião ocorrida em Fortaleza membros do PPS, PDT, PSDB e PMN informaram ao pré-candidato Ivan Monte Claudino que estavam rompendo a aliança e iriam marchar com uma candidatura própria, encabeçada pelo empresário Luizinho Sales. Sucede que, no dia seguinte, a direção estadual do PSDB entregou ao TRE um documento em que autorizou a vigência da Comissão Provisória de Crateús. Foram mantidos os mesmos nomes. Mudou apenas o Presidente. Ao invés de Zé Vagno Mota, assumiu o comando da agremiação o ex-presidente da Câmara Edmilson Coelho. Este não é favorável à divisão das oposições. Acha que o PSDB deve compor com os demais partidos oposicionistas e priorizar a eleição proporcional, elegendo uma boa bancada de vereadores. Doutor Lourival Rodrigues, líder maior do PDT, reuniu os correligionários e manifestou sua posição: defenderá a aliança original em sinal de lealdade ao vice-governador Domingos Filho. Com isso, contatos estão sendo mantidos com os demais líderes a fim de recompor a ampla coligação inicialmente idealizada.

MULHERES

No que pertine à eleição para o Legislativo Municipal, a maioria ainda não se deu conta de uma inovação: do número de vagas requeridas - segundo o artigo 10, § 3º, da Lei 9.504/97 - cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% (trinta por cento) e o máximo de 70% (setenta por cento) para candidaturas de cada sexo. Ou seja, se uma coligação lançar vinte candidaturas, obrigatoriamente terá que apresentar no mínimo seis candidatas mulheres. O problema é que não há, nos nossos partidos, tradição de lançamento de tantas candidaturas do sexo feminino...

IMPORTANTE

Após a escolha dos candidatos em convenção, os partidos e as coligações deverão solicitar ao Juiz Eleitoral o registro de seus candidatos até às 19 horas do dia 5 de julho de 2012. O pedido de registro deverá ser apresentado em meio magnético, gerado pelo sistema CANDEX, que é o programa criado pela Justiça Eleitoral para uso obrigatório nos registros de candidaturas. A propaganda eleitoral somente será permitida após o dia 05 de julho de 2012 (art. 36 da Lei n.º 9.504/97). Para o registro de candidatura são necessários os seguintes documentos: 1. DRAP - Formulário Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários, gerado pelo Sistema CANDEX, impresso e assinado pelo Presidente do Partido (quando concorre isolado) ou pelo Representante da coligação. 2. RRC - Requerimento do Registro de Candidatura, gerado pelo Sistema CANDEX, impresso e assinado pelo candidato. 3. Declaração de bens. 4. Fotografia recente do candidato. 5. Comprovante de escolaridade. 6. Cópia de documento oficial de identificação. 6. Prova de desincompatibilização ou afastamento, quando for o caso. 7. Proposta de governo para o candidato ao cargo de Prefeito, em uma via impressa e outra digitalizada e anexada ao CANDEX. 8. Certidões criminais fornecidas pelo Poder Judiciário.

OS SERTÕES E EUCLIDES DA CUNHA

A Academia de Letras de Crateús convida para uma agradável palestra e um prazeroso bate papo cultural sobre OS SERTÕES E EUCLIDES DA CUNHA. O palestrante será o acadêmico Padre Geraldinho. O evento ocorrerá hoje, terça-feira, logo mais à noite, às 19:00 hs, na sede do Sodalício, na Rua do Instituto Santa Inês, 231, Crateús, Ceará.

PARA REFLETIR

“O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral. A sua aparência, entretanto, ao primeiro lance de vista, revela o contrário. Falta-lhe a plástica impecável, o desempeno, a estrutura corretíssima das organizações atléticas. (...) Entretanto, toda esta aparência de cansaço ilude. (...) Nada é mais surpreendedor do que vê-la desaparecer de improviso. Naquela organização combalida operam-se, em segundos, transmutações completas. Basta o aparecimento de qualquer incidente exigindo-lhe o desencadear das energias adormecidas. O homem transfigura-se. Empertiga-se, estadeando novos relevos, novas linhas na estatura e no gesto; e a cabeça firma-se-lhe, alta, sobre os ombros possantes aclarada pelo olhar desassombrado e forte; e corrigem-se-lhe, prestes, numa descarga nervosa instantânea, todos os efeitos do relaxamento habitual dos órgãos; e da figura vulgar do tabaréu canhestro reponta, inesperadamente, o aspecto dominador de um titã acobreado e potente, num desdobramento surpreendente de força e agilidade extraordinárias”. (Euclides da Cunha)

(Júnior Bonfim, na edição de hoje do Jornal Gazeta do Centro Oeste, Crateús, Ceará)

Nenhum comentário: