sábado, 30 de junho de 2012

WILSON DA SILVA VICENTINO


Um homem que amou à primeira vista a sedutora geografia cearense. Apaixonou-se pela imponência silenciosa das nossas serras e a fertilidade imorredoura dos nossos vales, a latência fascinante do solo dos nossos sertões e a grandeza envolvente dos nossos verdes mares bravios. Eis uma marca de Wilson da Silva Vicentino.

Por isso foi unanimemente pontuada como merecida e efusivamente saudada a outorga, no último dia 18 de junho de 2012, do Título de Cidadão de Fortaleza, por propositura do vereador Carlos Mesquita.

À entrada da solenidade, em um banner, lia-se: “Há 37 anos este paulista descobriu aquilo que hoje todo mundo sabe: é uma fortaleza ser cidadão desta cidade!”

Bandeirante legítimo, de ascendência italiana, filho único dos operários João Vicentino e Cecília Joaquina, Wilson aportou na terra de Iracema no ano de 1975 como representante da Lista Telefônica. À época, a Lista era a mais destacada e poderosa forma de integração entre as pessoas, exercendo um magnetismo interativo semelhante ao das redes sociais nos dias atuais. Embora ainda muito jovem, já carregava na fronte o ímã vanguardista.

Aqui fez sua iniciação definitiva, aprendeu o trivium e o quadrivium, praticou as quatro viagens essenciais, destocou o roçado da faina elevada, desbastou a pedra bruta, constituiu numerosa família e acendeu a veneranda tocha de uma carreira olímpica.

Nestes últimos anos, desde quando firmamos sociedade na labuta jurídica, muito aprendi com o seu talento para enfrentar os desafios e olhar de frente as adversidades. Wilson espanca barreiras, desconhece limites. À Terêncio tem consciência de que nada do que é humano lhe é estranho. Não é de ficar alheio a nenhuma área do saber e da inteligência: mergulha nas águas do direito, lê compêndios de medicina, aprecia música, incorpora sommelier, analisa pesquisa, estuda engenharia, ministra aula de marketing, pratica agronomia...

É generosa figura humana, excelente anfitrião, marcante companheiro, pai extremado, amigo fraterno. Devota público afeto aos seis filhos: Gustavo, Wilson Júnior, Caio, Cindy, Matheus e Victor. Semanalmente, como quem cumpre um ritual sagrado, almoça com todas as suas crias. Há um ano tornou-se avô de Isadora.

Após uma extensa e exitosa passagem pelo Governo do Estado, quando conheceu e ficou conhecido pelo universo político-administrativo, resolveu sentar praça na trincheira jurídica.

Profissional dedicado, Wilson Vicentino é um dos mais destacados obreiros do direito no Ceará. Lidera uma banca com dezoito profissionais. Agrega às atividades típicas do causídico (advocacia e consultoria) o diferencial da estratégia. É um estrategista legal. Entra nas causas que abraça com a desenvoltura e a paixão de um mergulhador de águas profundas. Vai ao fundo do oceano jurisdicional. Perscruta cada detalhe. Não é daqueles operadores do direito que se quedam genuflexos ante os repositórios jurisprudenciais. Encontra o que dormita nas entrelinhas. Forja teses novas. Coloca na ribalta o que caiu na escuridão. E faz a luz!

Helena Romcy, a mulher com quem divide o manjar do amor, diz que o admira “porque é um homem de metas”. Ele não deixa tarefas sem cumprir. Descansa trabalhando no prazeroso ofício de cuidar de plantas em uma casa na Serra da Guaramiranga ou no sítio Urucará, onde também recebe amigos e se realiza na apicultura, na piscicultura e na criação de aves, ovinos, caprinos e bovinos, bem como em outros diletantismos campestres.

Cultuador da discrição, avesso aos holofotes, adora entregar para os clientes o protagonismo das vitórias na seara do Direito e da Justiça.

Como Saulo Ramos, em seu Código da Vida, Wilson pode declarar: "A advocacia é meu sacerdócio, minha desgastante e suave obsessão. Irresistível é o fascínio de lutar pela defesa do direito de alguém. Salvar liberdades, honras, patrimônios de toda espécie, materiais e morais. Poder ajudar na cura de feridas abertas na alma dos injustiçados, pobres ou ricos."

Parabéns, Wilson Vicentino, cidadão de Fortaleza, advogado do mundo!


(Crônica publicada na edição de hoje da Revista GENTE DE AÇÃO)

Nenhum comentário: