terça-feira, 25 de setembro de 2012

MOACIR SOARES


Moacir Soares é o aniversariante de hoje.

Um homem é o seu itinerário. Por isso, ouso lançar, aqui, alguns passos da trajetória profissional de Moacir:

No final de 2002, o sistema de saúde de Tauá estava um caos. Ou melhor, praticamente não existia. Era a primeira gestão de Patrícia Aguiar. Angustiada, a Prefeita compartilhou a inquietação com o esposo e líder, Deputado Domingos Filho. Sem espaço no governo do estado, comandado por Lúcio Alcântara, e ainda sofrendo as estocadas de virulência verbal do então desafeto e também Deputado Estadual Idemar Cito, Domingos laborou uma jogada de mestre. Procurou um amigo pessoal, o então Secretário de Estado da Saúde, Jurandir Frutuoso. Em audiência, narrou-lhe as dificuldades e jogou uma cartada decisiva: entregou a Jurandir a prerrogativa de indicar um nome competente e “in pectore” (do peito) para comandar a saúde da capital dos Inhamuns. Foi assim que, em 05 de fevereiro de 2003, o crateuense Moacir Soares virou Secretário de Saúde de Tauá. E, em pouco tempo, fez um trabalho revolucionário. A transformação foi tão marcante que, de vilão, o setor de saúde passou a ser o grande filão eleitoral garantidor da reeleição de Patrícia.

****************************************************

Técnico de escol, boa índole, profissional dedicado, Moacir é um dos melhores quadros gerados no seio da Administração Pública de Crateús na década de 1990. Integrante, por Concurso Público, do quadro permanente da municipalidade, abriu veredas inéditas e construiu trilha própria até tornar-se o primeiro Secretário de Saúde oriundo de área estranha às ciências da saúde. Foi uma espécie de precursor de um modelo que teve como ápice e ícone José Serra quando assumiu o Ministério da Saúde. Inovou, mobilizou e se destacou. Ganhou notoriedade estadual: foi escolhido Presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), ocasião em que a entidade obteve sua maior visibilidade. Rapidamente, Moacir teve o nome cotado para pleitear a Chefia do Executivo Municipal da sua terra natal. Porém, incompreendido pela intolerância política local, cumpriu aquela antiga assertiva bíblica: foi ser profeta fora de sua terra. Em Tauá, onde assumiu a pasta da Saúde, animou um processo revolucionário de elevação da qualidade dos serviços na área. Hoje, é o Secretário de Turismo de Fortaleza. Certa vez, indaguei-lhe como estava e como está sendo tocado o setor de turismo na Capital. Ele respondeu:

“Fortaleza é uma cidade bela. Tem 25 km de agradáveis praias, agenda cultural diversificada, noite agitada, culinária saborosa e um rico artesanato. Oferece tudo isso em meio a uma arquitetura que mescla história, modernidade e natureza. Por ter tudo isso, merece e vai ser a capital turística do nordeste brasileiro. Esse é o nosso sonho e também nosso desafio. Quando a Dra. Patrícia Aguiar assumiu a pasta, formou uma equipe de alto nível, com os mais qualificados profissionais nos respectivos setores para associar a equipe já existente. Visando fomentar no grupo o espírito de coesão, alentar sonhos e fortalecer compromissos. Passamos 18 dias fazendo aquilo que na Psicologia denominamos “escuta profunda”. Fiquei esses dias ouvindo interativamente todos os servidores da SETFOR, identificando focos de problemas, expectativas, descrenças e coletando sugestões de trabalho. Ao final, estávamos com o Plano de Trabalho elaborado que serviu para subsidiar o nosso Plano Municipal de Turismo, gestado a partir desse documento. Outra medida foi o mapeamento dos corredores turísticos da cidade, com delineamento de intervenções a serem realizadas a curto, médio e longo prazo. Só para que você tenha uma idéia, viabilizamos um projeto de vários milhões de dólares junto ao BID e o Ministério do Turismo para investimento em uma completa e eficiente infra-estrutura turística da Beira Mar, Praia de Iracema, Praia do Futuro, recuperação do patrimônio histórico, tratamento paisagístico, fortalecimento institucional dentre outros investimentos. Esse Projeto de Desenvolvimento Turístico vai promover, de forma planejada, a qualidade dos destinos e serviços turísticos da Capital. Alem disso, lançamos o projeto de Qualificação Profissional e Empresarial na área do turismo. Vamos qualificar 1.200 profissionais que compõem a cadeia produtiva do turismo para prestação de serviços turísticos no município de Fortaleza. São 18 cursos em diversas áreas, a maioria com carga horária de mais de 210 horas aulas que serão executados pelo SENAC orçados em mais de R$ 900.000,00. Vamos transformar nossa Fortaleza em um grande Pólo Turístico atendendo a proposição de Fortaleza Bela. Por fim, outro desafio assumido por essa gestão é o de ampliar a oferta turística da cidade. Para isso consta em nosso plano de trabalho fortalecer o turismo: Cultural, Gastronômico e de Base Comunitária. Caro Júnior, temos muito trabalho pela frente. Mas costumo dizer, que a cada vez que afirmamos ter uma dificuldade no fazer, existe de fato uma dificuldade no querer, que fica oculta na argumentação sobre o fazer. Se depender de vontade, iremos dar o melhor de nossos conhecimentos e de nossos tempos para respondermos ao novo desafio”.

*******************************************************

O técnico de sucesso é, sobretudo, um sujeito sedutor e surpreendente. Jardineiro das tulipas que encantam a existência, Moacir está sempre nos convidando para caminhar pelas alamedas da superação. A despeito das cinzas, conserva na retina o brilho da curiosidade que aprende, apreende e acrescenta.

É difícil distinguir onde esse cidadão brilha com mais glamour: na excelência profissional, na dedicação paternal ou na generosidade da camaradagem.

Após esses setembros todos que te conheço, amigo, aflorou uma certeza: em todos as passarelas da interação humana em que tens a oportunidade de pisar, baila a nobreza de tua alma!

Parabéns!

(Júnior Bonfim)


############################################################


Um semeador de benquerença. Homem de lhano trato.
Congratulações aos que privam de sua amizade.

Alexandre Rosa Fernandes.

2 comentários:

Alexandre Rosa Fernandes disse...

Um semeador de benquerença .Homem de lhano trato.
Congratulações aos que privam de sua amizade.

Alexandre Rosa Fernandes.

Sergio Moraes disse...

Caro Junior,
você,como sempre, escreve com as tintas do coração as palavras certas para pessoas da estirpe do querido amigo Moacir Soares. Sem dúvidas um dos melhores quadros da administração de Fortaleza, merece o sucesso que faz, pois é competente e dedicado à causa pública.
Abraços.
Sergio Moraes