terça-feira, 18 de setembro de 2012

OBSERVATÓRIO

Passando o olhar pelo conjunto dos municípios da região de Crateús, há um fenômeno que permeia o presente prélio urnístico: um processo de acirramento das disputas, gerando um nítido cenário de que surpresas ocorrerão. A regra é o embaralhamento, o clima de empate técnico, a conclusão de que as largas margens de vantagem diminuem. O nervosismo toma conta de dirigentes. À exceção de alguns poucos municípios, como Tauá e Tamboril, há uma força que sacode as ruas: o redemoinho da mudança.

REGIÃO

Que ninguém seja tomado pelo espasmo da admiração se candidaturas oposicionistas, em grande número, obtiverem êxito nas próximas eleições. Domínios de várias décadas estão sob o signo da ameaça. Dia sete de outubro as urnas revelarão um novo cenário. Em Monsenhor Tabosa há três candidaturas com pesos semelhantes. Nova Russas, com a liberação pelo TRE das candidaturas de Marcos Alberto e da doutora Daniela, desborda para uma guerra eleitoral extremamente caliente. Em Ipaporanga se descortina uma briga histórica, protagonizada por dois aliados do passado. Em Independência o registro de uma pesquisa apontando a liderança do oposicionista Valterlin causou enorme repercussão.

CRATEÚS

Em Crateús é visível o crescimento do peemedebista Ivan, que avança com desenvoltura visando desbancar a liderança de Carlos Felipe. No início da campanha a luta de Ivan era tida como inviável. Depois, se tornou possível. Ganhou contornos de viabilidade. E hoje uma possível vitória não é mais tida como algo fora da realidade. Nos próximos dias serão divulgadas pesquisas – que sempre são fotografias de momento - devidamente registradas na Justiça Eleitoral aquilatando o atual estágio da disputa.

CRATEÚS II

Por falar em Justiça Eleitoral, começa a ganhar volume as denúncias de condutas ilícitas na presente campanha eleitoral. As mais recorrentes dão conta de uso da máquina prefeitural. Um assessor municipal foi flagrado com um teodolito na Ibiapaba. Ligações de água estão sendo permutadas por votos. Uma quadra de esportes está sendo feita na sede de determinado distrito. Prestadores de serviço estão sendo compelidos a trabalhar para as candidaturas oficiais. Há registro fotográficos, provas documentais e testemunhais de muita coisa.

CONDUTAS VEDADAS

É sempre bom reler o que preceitua o artigo 73 da Lei das Eleições. Ali estão elencadas as condutas vedadas aos agentes públicos em período eleitoral. Ceder ou usar, em benefício de candidato, partido político ou coligação, bens móveis ou imóveis pertencentes à administração; usar materiais ou serviços, custeados pelos Governos, em favor de candidaturas; fazer ou permitir uso promocional em favor de candidato, partido político ou coligação, de distribuição gratuita de bens e serviços de caráter social custeados ou subvencionados pelo Poder Público; ceder servidor público ou empregado da administração direta ou indireta federal, estadual ou municipal do Poder Executivo, ou usar de seus serviços, para comitês de campanha eleitoral de candidato, partido político ou coligação, durante o horário de expediente normal... são algumas das condutas a serem evitadas em campanha por aqueles que estão no poder.

CURIOSIDADE

Crateús é o único município brasileiro que conta com um técnico da CGU (Controladoria Geral da União) disputando a Chefia do Executivo Municipal.

JOSÉ MARIA

O acadêmico, cardiologista e poeta José Maria Bonfim de Morais lançou dia 13 pretérito, no terraço literário do Ideal Clube, seu mais recente livro: “A Lírica dos Poemas Frágeis”. Um mundo de gente acorreu para prestigiar o evento. Tive a oportunidade de encontrar vários crateuenses da melhor cepa. A nonagenária Olívia, genitora do autor, lá estava com seu sorriso juvenil. As professoras Rosa Virginia e Meirinha, que animam a colônia crateuense na capital, também lá pontificaram. (Ao lado de Boaventura Bonfim realizaram um passeio mental pelo Barrocão de crônicas do saudoso professor Luiz Bezerra.) O editor de cultura do Diário do Nordeste, jornalista Carlos Augusto Viana, fez a apresentação da obra e do autor. Toda a renda foi revertida em prol das obras da Sociedade de Assistência e Educação Rural de Guanacés, projeto do saudoso Arimatéia Santos, e que tem José Maria como um dos principais apoiadores.

PARA REFLETIR

"Não há uma estrada real para a felicidade, mas sim caminhos diferentes. Há quem seja feliz sem coisa nenhuma, enquanto outros são infelizes possuindo tudo." (Luigi Pirandello)

(Júnior Bonfim, na edição de hoje do Jornal Gazeta do Centro Oeste, Crateús, Ceará)

Um comentário:

Anônimo disse...

Passando para deixar os meus Parabéns, para o nosso ilustríssimo conterrâneo, o presidente do Tribunal de contas do município, que aniversaria hoje.
tem sido Brilhante seu desempenho na presidência daquela corte de contas.
mais uma vez: Parabéns Presidente.

de: José de Melo Neto(Zéneto)