sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A ESCRITA DE DARA (PARABÉNS!)


Tio,

Quero dividir a alegria que tive ontem ao ser chamada ao colégio para receber uma homenagem por uma redação que fiz sobre o Patativa do Assaré. Em anexo segue a capa do livro, uma coletânea de redações, poesias, blog e desenhos de todos os alunos da Organização Farias Brito e a página onde tem a redação que escrevi.

Beijos,

Dara


#########################################

A VIDA DE PATATIVA DO ASSARÉ



Patativa do Assaré foi um menino que nasceu no sertão nordestino numa cidade chamada Assaré. Um menino que teve uma infância difícil. Aos quatro anos, ficou cego de um olho e aos oito perdeu seu pai. Seu nome verdadeiro era Antonio Gonçalves da Silva. Antonio só teve quatro meses de aula, era agricultor e tinha três irmãos.

Um belo dia, Patativa ouviu um homem cantando uma poesia e ficou fascinado com aquilo e começou a cantar também. Foi convidado para cantar pelo mundo e voltou para casa famoso e com o nome de Patativa do Assaré. Para nossa tristeza, aos noventa e três anos, Patativa morreu no ano de 2002. Este ano ficou marcado, pois o Brasil perdeu um grande poeta.

Patativa teve pouco tempo de estudo, mas foi o suficiente para se tornar um dos maiores poetas brasileiros. Mas, mesmo tendo ficado famoso, nunca deixou de ser agricultor. Deixou de ser cantor e foi para o campo trabalhar. Enquanto trabalhava, Patativa guardava na memória várias palavras e quando chegava em casa, passava tudo para o papel. Patativa pode ter deixado de cantar, mas nunca deixou de escrever poesias. Mesmo tendo morrido, Patativa deixou seus livros, poesias, cordéis e, além disso, Patativa deixou uma grande coisa pra gente: seu trabalho como poeta, cantor e a sua presença em nossa alma.

Mesmo estando morto, nós nunca vamos esquecer de Patativa do Assaré, o maior poeta brasileiro. Obrigada, Patativa!

Dara Maria de Sá Bonfim, 3º ano 01 – Manhã – Ensino Fundamental
FB Júnior Sobralense
2º Lugar – Infantil I

Nenhum comentário: