sábado, 15 de dezembro de 2012

ROLA BOLA TATU BOLA = Edmilson Providência e Ernesto Teixeira



A Associação Caatinga comemora com grande satisfação a escolha do tatu-bola como mascote da Copa do Mundo 2014 por dois importantes motivos:

Primeiro porque o objetivo principal da Associação Caatinga ao lançar a campanha do tatu-bola para mascote em janeiro deste ano, e com isso associar questões ambientais ao maior evento esportivo do planeta, foi atingido! E segundo, com a visibilidade dada à espécie graças ao mascote da FIFA, surge uma oportunidade ímpar de sensibilizar a sociedade para a preservação da espécie e da Caatinga.

Com essa finalidade, a Associação Caatinga, em parceria com a ONG The Nature Conservancy e a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), desenvolveu o projeto de conservação intitulado: “Tatu-bola e a Copa do Mundo da Fifa 2014 – Juntos marcando um gol pela sustentabilidade”. O foco principal desta iniciativa é reduzir o risco de ameaça de extinção que o tatu-bola sofre através da mobilização da FIFA, dos patrocinadores, participantes e principalmente dos torcedores da Copa do Mundo 2014, todos juntos, em busca da preservação ambiental.

O projeto – que já conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e Ministério do Esporte – prevê um conjunto de ações voltadas à ampliação do conhecimento sobre a distribuição e ocorrência atual da espécie, à criação de áreas protegidas na Caatinga e à mobilização da sociedade para conhecer melhor a espécie e a Caatinga.

O tatu-bola (Tolypeutes tricinctos) é uma espécie de tatu encontrado na Caatinga e no Cerrado. São dotados de três cintas móveis, de onde origina o nome tricinctus. Medindo cerca de 50 centímetros, o tatu-bola tem habito noturno e alimenta-se de cupins, formigas e frutas. Essa espécie não escava buracos e sim aproveita tocas abandonadas. A caça e a destruição do habitat são as principais ameaças à sua sobrevivência. É a única espécie capaz de se enrolar completamente, formando uma bola quando se sente ameaçada.

Por que defender o Tatu-bola e elegê-lo mascote da Copa 2014?

• O tatu-bola mostra ao mundo a beleza, exuberância e o quanto a natureza brasileira é surpreendente.

• O tatu-bola é uma espécie 100% brasileira e só existe em nosso país e é uma das raras espécies que tem a habilidade de se transformar em bola.

• O tatu-bola está bastante ameaçado pela caça e pela perda de hábitat e a sociedade precisa se envolver na proteção do patrimônio natural do país.

• A campanha alia a paixão nacional à preocupação com a natureza e mostra ao mundo que o Brasil tem compromisso com a sua biodiversidade.

• A campanha exalta algumas das qualidades do povo brasileiro como a criatividade, a irreverência e senso de humor.

• O tatu-bola é predestinado a assumir o posto de mascote pois tem no nome a protagonista do maior espetáculo esportivo do mundo: a bola.

4 CONCEITOS RECOMEDADOS PELA FIFA PARA DEFINIÇÃO DO MASCOTE DA COPA 2014 QUE DEVE CARACTERIZAR BEM O BRASIL:

- Sociedade Coesa: Um dos maiores orgulhos dos brasileiros é a riqueza da nossa natureza retratada no verde da bandeira do Brasil. O tatu-bola teria a capacidade de mobilizar a sociedade para o cuidado com a natureza, aliando à maior paixão do brasileiro que é o futebol a preocupação com as questões ambientais, pois o tatu-bola está ameaçado de extinção. Existe uma grande identidade popular com esta espécie, mesmo pouco conhecida, o fato de adotar a forma de bola quando ameaçado, torna a espécie curiosa que toca no imaginário e emocional dos brasileiros. Além disso, a identidade é forte por tratar-se de espécie exclusiva do Brasil, em outras palavras ele é 100% brasileiro.

- Poder de Inovação: A proposta de transformar o tatu-bola em mascote da Copa 2014 é inusitada e inovadora pois este animal jamais foi retratado como símbolo de evento esportivo no país ou no mundo, além de não termos conhecimento de que ele já tenha sido utilizado como mascote por nenhuma entidade ou agremiação. Único mamífero no nosso país que pode assumir a forma de uma bola. Isso atribui uma grande carga de originalidade a proposta.

- Natureza Impactante: Por se tratar de espécie exclusivamente brasileira, ser o único mamífero que assume o formato de bola ele reúne características representativas da nossa natureza impactante. O tatu-bola precisa das florestas para sobreviver e por isso ele como mascote poderia sensibilizar a sociedade para a preservação das florestas e suas riquezas, além de assegurar a manutenção dos serviços ambientais fornecidos por estas florestas. Retratar através de seqüência de fotos ou animação as etapas da transformação do tatu em bola impressiona de tal forma as pessoas que não conseguem acreditar que um animal consiga fazer isso. Imagens do tatu enrolado em sua carapaça de forma quase hermética e perfeita tem um grande poder de sensibilização e envolvimento.

- Terra da Alegria e Nação do Futebol: Só mesmo nessa nação, onde todos jogam bola na rua desde pequeno, poderia existir um tatu que vira bola. Se a nação do futebol escolher um mascote que tem essa rara habilidade é no mínimo muito autêntico e criativo. A bola, protagonista deste esporte é associada a esta espécie rara, ameaçada e muito especial da fauna brasileira o que representa a capacidade do brasileiro de brincar com este símbolo (a bola) de forma atrevida e leve. A proposta do tatu-bola como mascote reúne a criatividade, o senso de humor e a irreverência, características típicas do povo brasileiro.

(Fonte: Associação Caatinga)

Nenhum comentário: