sábado, 1 de junho de 2013

OBSERVATÓRIO

Esmerino Arruda, o mais longevo político cearense da atualidade e testemunha viva de momentos significativos da vida política brasileira nos últimos sessenta anos, aniversariou na quinta-feira passada, dia 29 de maio. Estava internado no hospital há vários dias. Sabendo que iria receber alta no dia do aniversário, disparou telefonemas para os amigos convidando-os para comemorar. Saiu do hospital pela manhã e, à noite, estava tomando uísque com os amigos. Na hora dos parabéns, resolveu discursar. Após os agradecimentos, disse que precisava daquela energia que emanava dos seus familiares, amigos e correligionários.

IVAN

Política é isso: troca de calor humano, circulação energética. Mesmo com todos os recursos tecnológicos disponíveis, o contato pessoal, pele na pele, continua sendo essencial na manutenção da sustentabilidade política entre candidato e eleitor, entre representante e representado. Talvez isso explique o empenho das lideranças oposicionistas de Crateús para viabilizar a nomeação de Ivan Monte Claudino para um cargo federal de relevo. Com isso, o candidato a prefeito que obteve surpreendente votação poderá ficar mais próximo das bases e animar a militância. Ivan estará na próxima semana, em Brasília, tomando posse em estratégica diretoria do DNOCS e fixará residência em Fortaleza. Assim, estará legal e funcionalmente inserido na vanguarda dos projetos do órgão, como é o caso do Lago de Fronteiras, em Crateús.

ARTICULAÇÃO

Para emplacar o nome de Ivan em uma diretoria importante e de visibilidade houve uma intensa articulação das oposições, sobretudo do triunvirato de líderes Nenen Coelho, Domingos Filho e Domingos Neto. Esse movimento contou com o beneplácito do Governador Cid Gomes, que pessoalmente formalizou o pedido junto à ministra Gleisi Hoffmann, chefe da Casa Civil. O vice-governador Domingos Filho foi o responsável pela sensibilização do Chefe do Executivo Cearense, convencendo-o de que a região de Crateús precisava ter um nome em posição de destaque político-administrativo, fosse no âmbito federal, fosse na esfera estadual. Político com rico currículo técnico, Ivan terá agora a enorme responsabilidade de corresponder à expectativa. À cidade cumpre comemorar esse tento.

GARANTIA

O Governo Federal, por meio da Secretaria de Relações Institucionais, promoveu na sexta-feira (24/5), no Centro de Eventos do Ceará, a 10ª edição do Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas. A conferência reuniu gestores federais, estaduais e municipais com objetivo de aproximar as instâncias governamentais, orientando questões relativas a programas, ações e financiamentos. Quatro ministros se fizeram presentes: Ideli Salvatti, ministra da Secretaria de Relações Institucionais; Fernando Bezerra, ministro da Integração Nacional; Pepe Vargas, ministro do Desenvolvimento Agrário e Leônidas Cristino, ministro dos Portos. Ao usar a palavra, diante de um auditório superlotado, o Governador Cid Gomes mirou o Prefeito Carlos Felipe, referiu-se especificamente ao problema de fornecimento de água potável em Crateús e garantiu – em alto e bom som - que a cidade não entraria em colapso por falta de água, pois já dispunha de uma solução.

CANDIDATURA

No intervalo do encontro, o Prefeito Carlos Felipe procurou este escriba e, sem ser indagado, afirmou que não será candidato no próximo ano. Disse que estava empenhado em deixar um legado para a cidade, sobretudo na área de educação, com a possibilidade de três campus universitários.

BALHMANN

O site Crateús Notícias divulgou: “Deputado Balhmann Anuncia Uma Siderúrgica Para Crateús”. Outros órgãos de imprensa local repercutiram. A notícia é auspiciosa, alvissareira, extraordinária. Merece os aplausos de todo crateuense de bom senso. Mas isso não significa que seja consistente. Ou que se concretizará no curto prazo. Perguntamos a fontes governamentais sobre o assunto. Recebemos um leve, discreto e irônico sorriso como resposta... Para que tenhamos uma ideia do quanto demanda de tempo e dedicação para se viabilizar uma Siderúrgica, há muitos anos que o Estado luta para instalar a Siderúrgica do Pecém. Só em 2010 conseguiu o Licenciamento Ambiental. Com obras em andamento, há uma previsão de início de operação e funcionamento para 2015.

BALHMANN II

Certo mesmo é que o Deputado Antonio Balhmann está formando um grupo político em Crateús e região visando às eleições do ano que vem. Esteve em Crateús, Poranga e Ipaporanga. Em Crateús possivelmente terá o apoio de empresários da AJE e de Zé Vagno Mota e Luizinho Sales. Também conversou com o ex-prefeito Nenzé. Na Poranga, conseguiu apoio do grupo político liderado pelo Prefeito Carlisson Emerson, que realiza uma organizada e profícua gestão.

ACADEMIA

A Academia de Letras de Crateús - ALC, por seu Presidente Elias de França, convocou os seus 30 membros efetivos para uma Assembléia Geral Ordinária que se realizará hoje, dia 1º de junho de 2013, às 14:00h, em sua Sede à Rua do Instituto Santa Inês, n° 231, nesta Cidade de Crateús, para discutir e deliberar sobre eleição da nova diretoria da Arcádia, mandato 2013 a 2015.

PARA REFLETIR

Feliz aniversário! Esta GAZETA está completando dezesseis anos de existência. Conforme já registramos, é seguramente o periódico com mais tempo de vida na história do nosso município. Ao longo desse período, tem sido uma arena escancarada para o pugilato de idéias, um púlpito exposto à pregação cidadã, um palanque portátil para a difusão da queixa popular, um microfone invisível recepcionando o brado comunitário, um altar erigido em honra à deusa da Liberdade. Merece um brinde literário, uma efusiva salva de palmas, uma desassombrada aclamação pública, uma rajada de fogos sem artifícios, um grito ardente de Parabéns!

(Júnior Bonfim, na edição de hoje do Jornal Gazeta do Centro Oeste, Crateús, Ceará)

Nenhum comentário: