quarta-feira, 17 de julho de 2013

ANIVERSÁRIO DA AMLEF

Em Sessão Solene mesclada de singeleza e emoção, a Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza – AMLEF celebrou, na noite de ontem (16.07.2013), o seu oitavo aniversário de fundação.

Tivemos a posse de dois novos acadêmicos honorários: Antônio Paes de Andrade e Wilson Holanda Lima Verde.

Foram agraciados com a comenda maior da AMLEF, a Medalha Mário Caúla, a Academia Cearense de Letras, representada por seu Presidente, escritor e bibliófilo José Augusto Bezerra e o Professor, Deputado Estadual e Secretário de Cultura do Ceará Francisco José Pinheiro, representado por seu Secretário-Adjunto Eduardo Fidélis.

No exercício da Presidência, ante a justificada ausência do Presidente Seridião Correia Montenegro, soletrei umas poucas sílabas de gratidão a todos que contribuíram para o sucesso do evento.

A Medalha Mário Caúla, instituída pela AMLEF em homenagem a um dos seus mais iluminados fundadores, foi concedida para a Academia Cearense de Letras por tudo que ela simboliza para as letras nacionais. Primeiro Sodalício de Letras do nosso País, a ACL, tal qual uma mãe generosa, abriga em sua sede, o Palácio da Luz, mais de uma dezena de outras instituições literárias. O seu atual Presidente, José Augusto Bezerra, é um varão de Plutarco que a conduz com maestria e elegância. O segundo agraciado, Professor Francisco Pinheiro, Deputado Estadual e Secretário de Cultura do Ceará, tem sido um parceiro republicano da nossa Arcádia. Cultor da discrição, praticante da humildade, é um militante cuja respeitabilidade ultrapassa os limites da coloração partidária que possui. Usa a política para servir e não para ser servido.

Passaram a integrar a nossa galeria de honra o jornalista Wilson Limaverde e o ex-deputado e escritor Paes de Andrade. Wilson Limaverde é um amadurecido e talentoso homem de letras nascido no pujante Iguatu, o mesmo solo fértil onde germinaram gênios como Humberto Teixeira, na composição, e Evaldo Gouveia, na canção. Paes de Andrade, lenda e legenda da política nacional, inscreveu seu nome no Panteão da Audácia. Quando uma nuvem de escuridão cobria o céu da nossa ampla pátria e um túnel escuro estava à nossa frente, ele era um lampião heróico exibindo a tocha da liberdade.

Parabéns a todos os integrantes da AMLEF pela bela festa de aniversário!

Júnior Bonfim







Nenhum comentário: