domingo, 4 de agosto de 2013

DIETA MEDITERRÂNEA: DEZ ESCOLHAS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL


1 - Use o azeite de oliva extra virgem como a principal adição de gordura. É o óleo mais amplamente utilizado no Mediterrâneo. É rico em vitamina E, betacaroteno e ácidos graxos monoinsaturados, que conferem propriedades cardioprotetoras. Este alimento é um tesouro na dieta mediterrânea e tem evoluido ao longo dos séculos entre os hábitos alimentares regionais, dando aos pratos um sabor único e aroma.

2 - Coma alimentos de origem vegetal em abundância: frutas, verduras, legumes e nozes. Os legumes e frutas são a principal fonte de vitaminas, minerais e fibras em nossa dieta, proporcionando, ao mesmo tempo, uma grande quantidade de água para o organismo. É essencial comer cinco porções de frutas e verduras diariamente. Graças aos seus altos teores de antioxidantes e fibras, elas ajudam a prevenir, entre outros, certas doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

3 - O pão e o alimento a base de cereais, massas, arroz e, especialmente, os grãos devem fazer parte da dieta diária. O consumo diário de massas, arroz e cereais é essencial para a sua reserva de carboidratos e o seu bom humor. Eles fornecem uma parcela significativa da energia necessária para nossas atividades diárias. Tenha em mente que são os produtos de grãos que fornecem mais fibras, minerais e vitaminas.

4 - Alimentos minimamente processados, frescos e sazonais são os mais adequados. É importante o uso dos produtos sazonais uma vez que, especialmente no caso de frutas e legumes, podemos consumir eles no seu melhor momento, com o prazer dos seus aromas e sabores.

5 - Consuma laticínios, principalmente iogurte e queijos magros. Nutricionalmente salienta-se que os laticínios são excelentes fontes de proteínas de alto valor biológico, com minerais, cálcio, fósforo e vitaminas. O consumo de leite fermentado, iogurte etc. é associado a inúmeros benefícios para a saúde, pois estes produtos contêm micro-organismos vivos, capazes de melhorar o equilíbrio da microflora intestinal.

6 - A carne vermelha deve ser consumida com moderação. As carnes processadas em pequenas quantidades, tais como ingredientes de lanches e pratos. A carne contem proteínas, ferro e gordura animal em quantidades variadas. O consumo excessivo de gorduras de origem animal não é nada bom para a saúde.

7 - Comer peixe em abundância e ovos com moderação. Recomenda-se comer peixes oleosos pelo menos uma ou duas vezes por semana. Às suas gorduras, embora animais tenham propriedades muito semelhantes com as gorduras vegetais, são atribuídas propriedades de proteção contra doenças cardiovasculares. Nos ovos temos proteínas de alta qualidade, gorduras e muitas vitaminas e minerais, o que torna ele um alimento muito rico. O consumo de três ou quatro ovos por semana é uma boa alternativa para carne e peixe.

8 - Frutas frescas devem ser a sobremesa de todos os dias. Doces devem ser consumidos ocasionalmente e com baixo ponto de açúcar. As frutas dão cor e sabor à nossa dieta e são uma boa alternativa na parte da manhã ou como lanche para matar uma fominha e a vontade de doces pesados.

9 - A água é a bebida por excelência no Mediterrâneo. O vinho deve ser tomado com moderação e com as refeições. A água é essencial na dieta. O vinho é um componente tradicional na dieta mediterrânea, ele tem efeitos benéficos à saúde, se bebê-lo com moderação e no contexto de uma dieta equilibrada.

10 - Faça atividade física todos os dias, é tão importante como comer corretamente. Ficar fisicamente ativo e realizar todos os exercícios físicos, adaptados às nossas capacidades, é vital.

(Bernard Twardy, no O POVO de hoje)

Nenhum comentário: