quinta-feira, 5 de setembro de 2013

15 DICAS PARA VIVER MELHOR

Que tal entrar em um túnel do tempo e fazer uma breve viagem pela sua vida? Você já parou para pensar o que tem feito dela? Como você já deve ter notado, o tempo passa vertiginosamente e mal podemos percebê-lo passar. A não ser que se viva com a consciência despertada, a vida passa por nós e nem percebemos as benesses deixadas por ela. Se fizer um balanço do que tem sido sua vida nos últimos tempos, o que você encontra além de muito trabalho e responsabilidades? Afinal, você se considera uma pessoa feliz? Ou nem sabe mais o significado dessa palavra? Acha que tem conseguido atingir objetivos que não sejam apenas metas de trabalho? Onde você tem colocado os seus sonhos afinal? Sente-se frustrado, triste, desmotivado, sem energia? Quantas vezes por dia você se lembra que o Universo está ao seu lado e que está aí para que você se una a Ele e conquiste o que o faz verdadeiramente feliz? Quantas vezes por dia você se lembra que somos nós os responsáveis pela construção do nosso futuro, assim como fomos nós que construímos o momento presente através dos nossos pensamentos, sentimentos e ações?

Nossas vidas são feitas de hábitos, somos seres que vivem mais seguros através da construção de hábitos saudáveis, escolhidos e controlados por nós. Por isso achei interessante montar um guia prático de bons hábitos que podem ajudar na construção de um dia a dia de paz e felicidade. Que tal assumir de uma vez por todas a responsabilidade por uma vida mais agradável e feliz?

1. Determine-se a sofrer menos por coisas e situações sem importância. Aprenda a lidar de maneira mais tranquila com situações inesperadas. Lembre-se que a única certeza que temos é que tudo passa e que tudo muda. aprenda a não se desesperar com as adversidades e possíveis frustrações. Na maioria das vezes, quando nos deparamos com o inusitado, perdemos a capacidade de raciocínio e tomamos atitudes baseadas na impulsividade. Não faca isso com você. respire fundo, reflita e somente depois que conseguir se guiar pela razão tome a decisão adequada.

2. É preciso antes de mais nada refletir sobre a maior e mais verdadeira lei que existe neste planeta: a lei da transitoriedade. Tente compreender com o coração e não racionalmente esta verdade. A vida é uma grande roda na qual estamos atados. Em um momento estamos em cima e nesse momento devemos ter consciência que em breve estaremos fazendo o movimento descendente. Procure não deixar passara as oportunidades e as bênçãos que tens recebido do Universo.quando sabemos que o inverno vai chegar, o melhor que temos a fazer é deixar reservada alguma lenha para nos aquecer.

3. Busque o prazer. Não se submeta à vontade de pessoas que não dão a mínima para você. Ame-se, cuide-se, não se violente fazendo o que não gosta. Diga não quando for necessário. Respeite-se.

4. Se a vida te dá um limão, faça uma limonada! Pare de se queixar pelo que não tem, pare de olhar o que te falta. Aprecie o que a vida lhe oferece e se puder observar mais minuciosamente perceberá que tem o bastante para este momento. Caso ache pouco, deve começar desde já a construir um novo futuro, com mais abundância e prosperidade. A queixa faz parte de um processo infantil ainda não superado, mostrando que existe ainda em você se uma criança dependente. Se sua vida não está de acordo com o que deseja, faça melhor daqui para frente.

5. Em seu dia a dia procure ocupar-se de poucas coisas. Cuidado com a tendência a fazer muitas coisas de uma só vez, pois isso só gera ansiedade e intranquilidade. Dessa forma você não vai conseguir a harmonia que pretende. Lembre-se: o tempo sempre está a nosso favor. Não tente atropelá-lo, pois essa atitude é uma forma de tortura auto imposta. Busque a tranquilidade, seja mais amoroso consigo mesmo, observe seus limites e respeite-os.

6. Procure buscar dentro de você, pensamentos de paz e serenidade. Saia conscientemente de um estado de desassossego. Comece pela sua respiração e diminua seu ritmo ao caminhar e até mesmo o ritmo de seus pensamentos. Momentos de descanso e até mesmo de ócio são altamente saudáveis.

7. Aceite a vida com o que ela tem de melhor e de pior. Aceite as adversidades e pare de achar que é a única pessoa com problemas neste planeta. Acredite, existem pessoas que, neste exato momento estão sofrendo muito mais que você. busque a compreensão, a aceitação e consequentemente encontrará a serenidade.

8. Pratique a simplicidade. Se precisar, diminua o tamanho da sua ambição, ou ao menos, dê-se um prazo maior para conseguir o que deseja. Já parou para pensar nisso? Será que você precisa mesmo de tudo o que a sociedade tem exigido de você? Procure ser simples e natural no falar, no vestir, no pensar. A vida é uma só e o seu momento é agora.

9. Viva cada segundo a seu tempo, um dia de cada vez. Desenvolva a fé de que a vida caminha por si só, independente do nosso controle. E lembre-se: existe algo ou alguém olhando e cuidando de você. faca a sua parte e entregue o que não está sob o seu controle. Entregue à própria vida, a Deus, ao Universo ou a qualquer força que acredite existir. Confie e você vai se surpreender com os resultados.

10. Fique atento, pois a maioria das pessoas ao nosso redor estão insatisfeitas e frustradas, carregadas de ambição de poder e dificuldade em amar e se relacionar desinteressadamente. Portanto, não se submeta aos humores dos outros – viva e seja você mesmo, independentemente do que o outro é e sente em relação à vida e a você.

11. Busque e trabalhe pela sua independência. Conte consigo mesmo na construção de sua felicidade. Quando você aprender a se amar tudo te será dado. Ame-se, cuide de si mesmo. Mas cuidado com o narcisismo, não seja egoísta. Olhe para os outros da mesma maneira que olha para você, como um ser humano com necessidades e medos como você.

12. Pare de fazer planos a longo prazo, pois dessa forma você perde o controle sobre os seus passos. Faca planos anualmente, pois dessa forma é possível organizar cada atitude e decisão que deve tomar e cada passo que deve dar em direção às suas metas.

13. Tenha como objetivo melhorar o que há de pior e aperfeiçoar ainda mais o que há de melhor em você. mas não se esqueça de sempre ser muito amoroso consigo mesmo. Aceite seus limites, mas não acredite que não possa fazer melhor.

14. Você pensa na morte? Pois deve pensar! Você é mortal, sabia? Nenhum de nós escapará desse momento, desse destino. Não pense na morte de maneira mórbida, mas como a finalização de uma historia de luta, perdas e conquistas.

15. Aprenda a envelhecer com dignidade. Cultive sua alma, suas melhores qualidades, o amor que possui dentro de si. Cuide de si mesmo, de suas emoções e de seu corpo, sem neuroses, sem obsessões. Seja feliz!

(Dica do Recanto das Andorinhas)

Nenhum comentário: