segunda-feira, 2 de setembro de 2013

OBSERVATÓRIO

Ano passado viajei para Crateús em companhia do líder político Antonio dos Santos. Expansivo e envolvente, loquaz e divertido, o filho de João Melo e eterno Deputado dos Crateuenses narrou-me episódios de sua longa trajetória pública. A certa altura fez um olhar compenetrado, mirou o horizonte e desabafou: - os problemas do nosso grupo político começaram com a morte do Leandro... (Leandro Martins, eleito em 1982 para um mandato de seis anos, faleceu em 1987). Assim, Antonio dos Santos relatou, com riqueza de detalhes, todo o sofrimento que Leandro e família passaram naquele período: desde o telefonema que recebeu da então primeira-dama Toinha, a visita ao médico em Fortaleza, a descoberta do grave problema de saúde, a internação forçada e a morte que causou enorme comoção na cidade.

FELIPE BEZERRA

A política é uma mulher sedutora que, não raro, leva à cegueira os que por ela se deixam conduzir. Apesar das contrariedades, dos enormes dissabores e, sobretudo, da rotina estafante, muitos se envolvem tanto com os seus aparentes encantos que só a deixam quando partem para outra dimensão. Alguns conseguem a façanha de deixá-la à francesa no tempo certo. Felipe Bezerra Cavalcante foi dadivado com essa graça. Militante político, Vereador por Crateús na sequencia do irmão Manoel Bezerra, conseguiu sair da linha de frente da política após vários anos de intensa atividade. E ainda viveu vários janeiros ao lado da família, vindo a falecer na última quarta-feira, dia 28 de agosto, contando 102 anos de existência. Esta coluna externa sua solidariedade à família. (Espaço de análise crítica à gestão, esta Coluna evitará qualquer menção ao Executivo Municipal, até porque o seu titular é filho do falecido patriarca).

LEANDRO

Voltando a falar de Leandro Martins. Detentor de exíguo currículo escolar, Leandro era um arguto e popular comerciante, que atuou destacadamente nos tempos áureos da produção de algodão, também chamado “ouro branco”. Percorrendo o interior do município, se fez popular. Construiu uma carreira política que principiou como Vereador e encerrou como Prefeito. Era um político tradicional, amante do clientelismo. Um de seus programas mais populares como Prefeito foi a distribuição de enxadas no período que antecedia às chuvas. Diferentemente de hoje, quando se distribui bolsas sem exigência de contrapartida – o que estimula a ociosidade – Leandro distribuía um instrumento de trabalho essencial à agricultura manual. Era fomentador da cultura do trabalho, da prática produtiva.

O TRABALHO

A súmula da vida monástica instituída por São Bento continua atual: ora et labora (“reza e trabalha”). Ninguém pode descurar quão bela é a cultura da fé aliada ao trabalho. Rui Barbosa ensinou que “oração e trabalho são os recursos mais poderosos na criação moral do homem. A oração é o íntimo sublimar-se da alma pelo contacto com Deus. O trabalho é o inteirar, o desenvolver, o apurar das energias do corpo e do espírito, mediante a ação contínua sobre si mesmos e sobre o mundo onde labutamos. O indivíduo que trabalha acerca-se continuamente do autor de todas as coisas, tomando na sua obra uma parte de que depende também a dele”.

LOJAS AMERICANAS

O grupo RAMLIVE, sob a liderança do empresário Adonel Rodrigues Sales, premia a cidade de Crateús com um empreendimento digno de aplauso: uma unidade da rede Lojas Americanas. Com um projeto arquitetônico que preservará a estrutura do octogenário Casarão situado na esquina das ruas Barão do Rio Branco com Coronel Lúcio, no Centro de Crateús, o empreendimento tem previsão de entrega para setembro de 2014. “Aqui, começamos, crescemos e nos sentimos alegres e motivados a investir, para colaborar e contribuir com esta terra. O empreendimento trará desenvolvimento econômico para a Região”, destacou o empresário Adonel, que reside em Sobral, centro dos negócios do grupo.

LAGO DE FRONTEIRAS

O DNOCS publicou, no Diário Oficial da União de 21/8/2013, o Aviso do Edital de Licitação que tem como objeto a contratação de empresa para executar as obras e serviços de implantação do Lago de Fronteiras. O mais importante é que a obra tem potencial para irrigação de seis mil hectares. Ivan Monte Claudino, diretor do órgão, teve papel essencial na liberação dessa obra. Logo que assumiu a Diretoria, Ivan – que também é adepto da cultura do trabalho – colocou o projeto debaixo do braço, foi de setor em setor até conseguir esse resultado positivo. O investimento deverá ultrapassar a ordem de R$ 200 milhões.

PARA REFLETIR

“Trabalha com gosto e terás o gosto do trabalho”. (Benjamim Franklin)

(Júnior Bonfim, na edição de hoje do Jornal Gazeta do Centro Oeste, Crateús, Ceará)

Nenhum comentário: