terça-feira, 17 de setembro de 2013

MARIA DALVA BONFIM DE ALMEIDA

O casarão do meu avô Têtero, amplo e acolhedor, ventilado e avarandado, com calçada alta e teto artisticamente trabalhado, era o espaço por excelência de congregação da prole. Quando vim ao mundo, na década de 1960, eram raros os profissionais que podiam exibir a carteira comprobatória do juramento de Hipócrates, o pai da Medicina. (Se hoje há um clamor por mais médicos, imagina naquele tempo...).

O fato é que o primeiro ritual de passagem, o nascimento, era um vibrante e caloroso evento familiar e não um mero acontecimento hospitalar. A vizinhança inteira se envolvia antes, durante e depois daquela celebração comunitária. Ganhava destaque a figura da parteira – que, antes da medicalização do parto, exercia papel de centralidade.

Partejar, uma das mais longevas funções que os pergaminhos da história humana registram, ocupou – e ainda ocupa nalgumas – posição de relevo em praticamente todas as culturas. O livro Êxodo, do Antigo Testamento, descreve a exemplar trajetória de Sifrá e Fuá, parteiras das hebréias. Com fé e valentia elas enfrentaram os éditos ditatoriais do Faraó, que desejava eliminar as gerações descendentes de José, almas oriundas dos lombos de Jacó. As parteiras, contrapondo-se à ira do Faraó, colocaram em risco a própria existência para manter acesa a tocha da vida.

A parteira da minha vida, irmã de meu pai, na certidão de batismo foi nomeada Maria Dalva Bonfim de Almeida. Nascida em dois de julho do ano de mil novecentos e trinta e um, faleceu no dia dois de setembro de dois mil e treze.

Salpicada por faíscas de vida em todos os poros do corpo, exalava uma oceânica fé, essa extraordinária capacidade de acreditar no invisível, de enxergar concreto no abstrato, de extrair energia da languidez.

Essa crença no Inefável foi responsável pelo entusiasmo que a fez motivar e despertar o distrito em que residia, Curral Velho, para erigir uma capela, espaço de súplica e louvação à Mãe de Deus e à Trindade Sagrada.

A ligação da “mãe Dalva” com o magnetismo da concepção era tão intensa que a levava a ter premonições. Certa feita pressentiu que uma mulher não resistiria às dores do parto. E recusou-se a fazê-lo. Credite-se à fé, sintonia com a orientação profunda e as lições superiores, esses arroubos intuitivos.

Dalva também amava incondicionalmente a família. Tinha a compreensão alargada de família que o Evangelho preconiza. Para Jesus, qualquer um que seguisse a vontade do Pai fazia parte do seu núcleo familiar. Pai, mãe e irmãos eram todos aqueles que partilhavam o pão da vida e o vinho da paz. Para a parteira do Curral Velho as várias dezenas de rebentos em cujo cordão umbilical ajudou a pegar eram seus aparentados de alma.

Dalva desenvolveu também o nervo do labor. Adorava principalmente o trabalho convertido em serviço ao próximo. Sem verbalizar, punha em prática a máxima rotária de “dar de si entes de pensar em si”. Acordava cedo. Adorava iniciar a luta de mãos dadas com o amanhecer. Nunca reclamou da labuta cotidiana, dos afazeres diários, dos constantes compromissos.

Octogenária, ainda lembrava os dramas juvenis. Antes de ser abatida pelos tufões do esquecimento, costumava cantar as estrofes da mocidade e as músicas que enchiam de ternura as suas tardes adolescentes, que assinalavam a quadra doirada da sua existência.

Como bem lembrou seu amigo Paulo Nazareno, Dalva tinha nome de estrela. Não há dúvidas de que foi para o céu!

(Júnior Bonfim, na edição de hoje do Jornal Gazeta do Centro Oeste, Crateús, Ceará).

Nenhum comentário: