domingo, 22 de março de 2009

INFORMAÇÕES IMPORTANTES!



ÁGUA

Mais de um sexto da população mundial — 18%, o que corresponde a 1,1 bilhão de pessoas — não têm acesso a fornecimento de água. A situação piora quando se fala em saneamento básico, que não faz parte da realidade de 39% da Humanidade, ou seja, 2,4 bilhões de pessoas.

Até 2050, quando 9,3 bilhões de pessoas deverão habitar a Terra, entre 2 bilhões e 7 bilhões de seres humanos não terão acesso à água de qualidade, isto é, potável — seja em casa, seja em comunidade. A diferença entre esses extremos depende das medidas adotadas pelos governos. Os dados fazem parte de Relatório da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), Órgão responsável pelo Programa Mundial de Avaliação Hídrica, como preparação para o 3º Forum Mundial da Água, que aconteceu em Kyoto, Japão, em Março de 2003.


Avaliação Hídrica


Os mananciais do Planeta estão secando rapidamente, o que vai se somar ao crescimento populacional, à poluição e ao aquecimento global para reduzir em um terço, nos próximos 20 anos, a quantidade de água disponível para cada pessoa no Mundo. A quantidade de água disponível per capita vem caindo desde 1970. As reservas de água estão diminuindo, enquanto a demanda cresce de forma dramática e em um ritmo insustentável, afirmou o Diretor-geral da Unesco, Koichiro Matsuura.


SANEAMENTO


Doenças relacionadas à água estão entre as causas mais comuns de morte no Mundo e afetam especialmente países em desenvolvimento. Mais de 2,2 milhões de pessoas morrem anualmente devido ao consumo de água contaminada e à falta de saneamento. As crianças, com até cinco anos, são as mais afetadas.


RANKING


A Unesco montou um ranking de 122 países em relação à qualidade de seus mananciais. A Bélgica ficou em último, atrás de países pobres como a Índia e Ruanda. O ranking do Relatório destacou negativamente a Bélgica por causa da escassez de seus lençóis freáticos, da intensa poluição industrial e do precário sistema de tratamento de resíduos.

No topo da lista da qualidade da água estão Finlândia, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e Japão.

A pesquisa também mostrou a disparidade relativa à água disponível nos diversos países. Cada kuaitiano, por exemplo, tem à disposição apenas 10 metros cúbicos anuais. Na Guiana Francesa, são 812.121 metros cúbicos per capita.

Ainda, de acordo com o Relatório, os rios asiáticos são os mais poluídos do Mundo, e metade da população nos países pobres está exposta a água contaminada por esgoto ou por resíduos industriais.


PREÇO DA ÁGUA


O preço médio da água encanada no Mundo é de US$ 1,80 por metro cúbico. A falta desse sistema encarece o abastecimento. Cidades como Bangladesh chegam a pagar 250 vezes mais pela água transportada em caminhões.

No México, o fornecimento é oficialmente gratuito, mas os motoristas só entregam a água mediante pagamentos informais. Ter um reservatório em casa indica desperdício. Quem tem um consome 250 litros diários — 20 vezes o consumo de quem recebe a água em vasilhas.


MORTES


A falta de água potável e de saneamento básico matam 6.000 crianças por dia em todo o Mundo. Segundo dados do Banco Mundial, mais de 2,2 milhões de pessoas morrem todo ano e metade dos leitos hospitalares em todo o Mundo estão ocupados por pacientes com doenças causadas pela escassez desses recursos.


NÚMEROS CURIOSOS

97% da água existente no Planeta Terra é salgada e ocupa mares e oceanos; 2% formam geleiras inacessíveis; e apenas 1% é água doce oriunda de lençóis subterrâneos, rios e lagos. 90% da água potável disponível nos países subdesenvolvidos é usada na agricultura.

Cada pessoa precisa de 50 litros de água por dia para suas necessidades básicas.

Cultivar um quilo de arroz normalmente consome 3.000 litros de água.

Uma pessoa come, em média, 58 quilos de arroz por ano. [Logo, sem saber, 'gasta', inconscientemente, 58 x 3000 = 174000 litros de água potável por ano.].

Fabricar a farinha utilizada para assar um pão francês consome 70 litros de água. [Isto significa que a cada pãozinho que comemos, indiretamente, 'gastamos' 70 litros de H2O.].

A produção de um litro de cerveja consome 25 litros de água.

(Fonte: Folha On Line)

Nenhum comentário: