quinta-feira, 30 de abril de 2009

DIA DO FERROVIÁRIO



A Dalinha me lembra que hoje é o Dia do Ferroviário.

Isto me remete a Luis Ximenes, vigário por muitos anos de Santa Quitéria, Ceará. Ele era um amante de tudo o que dizia respeito ao mundo dos trens: colecionava peças, mergulhava em pesquisas, perscrutava réplicas de Maria-fumaça, emocionava-se em debates, escrevia livros.

Certa feita, deslumbrado com aquela figura fascinante e seu contagiante idílio ferroviário, escrevi este

SONETO AO MENINO DO TREM

Pintor de alegrias, sem ter pincel ou aquarela
Capto o som cristalino, o perfume libertário!
E hoje uma cor recente invadiu minha janela:
Um amor amplo, o amplo amor ferroviário.

A verdade é que hoje aprendi vibrante
A viajar nas sílabas móveis da ferrovia,
Como quem lapida um delicado diamante,
Como quem cultiva um canteiro de poesia.

Amigo, no espaço poético de uma locomotiva
Reinventas não apenas um parque de infância
Mas um mundo luminoso, jardim puro de ânsia.

Por isso, mãos banhadas na pia do além,
Faço-me mestre da claridade ativa,
Te purifico e te batizo: “Menino do Trem!”

Um comentário:

Dalinha Catunda disse...

Júnior,
Imagino a apaixonante figura De Luis Ximenes que lhe inspirou tão tocante soneto.
Tenho paixão por tudo que se refere a trens. Fiz muito o percurso, Ipueiras-Crateús.
Seu blog é informativo,cultural e mesclado com textos de sua autoria, ganha uma nova luz. Que você continue nos iluminando.
Um abraço,
Dalinha