terça-feira, 9 de março de 2010

UMA CADEIRA CATIVA PARA GERARDO MELLO MOURÃO


Parece que foi ontem... Mas já se foram três anos.

Em nove de março de 2007, Ipueiras ficava órfã de seu mais polêmico e ilustre filho: Gerardo Mello Mourão.

“Gerardo foi: Jornalista, poeta e escritor. Era membro da Academia Brasileira de Filosofia, da Academia Brasileira de Hogiologia e do Conselho Nacional de Política Cultural do Ministério da Cultura do Brasil. Era um dos escritores mais respeitados no exterior”

Infelizmente, Gerardo, ainda não foi devidamente reconhecido em Ipueiras, cidade que ele carregou com carinho, na cabeça, no coração e em seus escritos.

Foi grande falando de sua aldeia, mas sua aldeia não crescera o suficiente para reconhecer a magnitude deste ícone ipueirense.

Eu não conheci Gerardo de ouvir falar. Freqüentei sua casa e conversávamos, não como o mestre e a sua aprendiz, falávamos como dois retirantes nordestinos querendo palestrar.

Eu ficava encantada com sua grande cultura e sua ainda maior, simplicidade.

Tive a grata satisfação em receber Gerardo Mello Mourão, num evento cultural realizado em minha chácara na cidade de Ipueiras.

Entre amigos, parentes e políticos, o poeta saboreava comidas típicas como: baião-de-dois, paçoca de pilão, intercalados por uma cachacinha da terra. Era clara sua satisfação.

Na hora da saída, após os agradecimentos, Gerardo chamou-me reservadamente e disse-me: “Dalinha, estou indo e carregando a cadeira que sentei” E assim o fez.

Logo que voltei ao Rio de Janeiro, ele telefonou-me: “Dalinha, Venha visitar-me e ver sua cadeira”.

Fui. Qual não foi minha surpresa ao ser reapresentada a minha pobre cadeira, matuta, feita de pau e couro. Estava toda envernizada, enfeitadas com tachas, ocupando um lugar de respeito em sua sala de visitas.

Hoje queria registrar minhas saudades e o prazer indizível que foi participar de um naco da vida de Gerardo Mello Mourão que certamente terá cadeira cativa em meu coração.

(Dalinha Catunda)


++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Olá Júnior,

Obrigada por postar minha homenagem ao grande poeta Gerardo Mello Mourão.

Na foto pela ordem:
Gerardo Mourão, Dalinha Catunda e Frota Neto.

Fico feliz também por este seu relato/homenagem ao nosso grande poeta, orgulho do Ceará.

Um abraço,

Dalinha

Um comentário:

Dalinha Catunda disse...

Olá Júnior,
Obrigada por postar minha homenagem ao grande poeta Gerardo Mello Mourão.
Na foto pela ordem:
Gerardo Mourão, Dalinha Catunda e Frota Neto.
Fico feliz também por este seu relato/homenagem ao nosso grande poeta, orgulho do Ceará.
Um abraço,
Dalinha