quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

LIÇÕES DO MENINO


Mais uma vez relembramos o nascimento do Menino de Belém. Na narrativa sui generis do Nobel José Saramago, em O evangelho segundo Jesus Cristo, “o filho de José e de Maria nasceu como todos os filhos dos homens, sujo do sangue de sua mãe, viscoso das suas mucosidades e sofrendo em silêncio. Chorou porque o fizeram chorar, e chorará por esse mesmo e único motivo”.

Escrevi certa feita que, a rigor, aniversário é motivo de regozijo, de comemoração, de congratulação comunitária. Não sei bem explicar o motivo, mas sempre senti uma certa resistência no ato de se transformar o natalício em momento exógeno, de extravasamento festivo, de exteriorização de alegria.

Quando aniversario, adoro me agarrar às asas da reflexão endógena e voar para o desconhecido território lúdico que faz contraponto ao conhecido cotidiano lúgubre. Talvez seja porque a relembrança da data em que nascemos nos remeta ao mais íntimo e profundo de nós mesmos, refazendo o itinerário fantástico que nos fez romper com a cápsula de ternura, com a nave de conforto protetivo, com a bolsa de afeto do útero materno e permitiu que abríssemos os olhos marejados para o espasmo do universo, para o espetáculo da existência, para o êxtase da vida!

O aniversário que celebramos neste vinte e cinco de dezembro é especial. O Galileu, que veio a esta terra ao lado do estrume da extrema pobreza, foi iluminado pela estrela de Belém. Segundo a astronomia, essa estrela seria uma referência da aproximação do planeta Júpiter com a estrela Régulus que significa: pequeno rei. É a estrela mais brilhante da Constelação de Leão.

Os reis magos, versados na decifração dos conhecimentos e presságios celestes, foram ao encontro do Menino porque estavam em sintonia com a sabedoria que a “Era de Peixes” traria uma novo ciclo de renovação da fé, de alteração nas relações entre os homens e de uma releitura do sentido de viver. A luz que os Reis avistaram representa a luz interior do homem, a eclosão de uma nova consciência e a dilatação de uma energia fraterna e agregadora de seres diferentes.

Inúmeras foram as lições Daquele Menino que se fez Mestre. Ensinou-nos, por exemplo, que um dos primeiros desafios é o de aprendermos a lei do desapego. Depois de aclarar que o Reino que veio inaugurar não era deste mundo, admoestou: buscai primeiro o Reino de Deus. A maioria dos problemas e dificuldades que se interpõem na nossa vereda existencial decorre do apego. Tem sido o apego o responsável pelas principais desavenças que experimentamos. É do apego ao poder e ao dinheiro que nascem as batalhas fratricidas, o vírus da maledicência, a infelicitação dos seres. É do desejo de posse do outro que surge o mais dolorido ferimento no coração humano.

Buscar o Reino do infante de Nazaré é caminhar na direção inversa dos valores pusilânimes que o reino deste mundo quer nos impor. É, ao jeito de flor, abrir a rosa da alma ao beneplácito da gratuidade. É ajoelhar o peito ante o altar da poesia. Mirar os lírios dos campos e descobrir que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Regar o jardim da poesia, acompanhar a fecundação da sensibilidade. Como bem ensinou Chaplin, é deixar de ser máquina, cultivar a afeição e a doçura.

Outra lição: cobrar mais de si do que de outrem. Por que olhas para o cisco que está no olho de teu irmão e não notas a trave no teu olho? Somos eficientes no apontamento dos defeitos alheios; somos deficientes no exame dos nossos próprios defeitos.

Que neste Natal possamos servir à mesa o vinho da auto-reflexão e requentar o alimento da meditação. Mirar o céu e observar os estrelados ensinamentos de robustecimento da fraternidade!


(Júnior Bonfim, na edição de hoje do Jornal Gazeta do Centro Oeste, Crateús, Ceará)




+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


João Victor Araripe deixou um novo comentário sobre a sua postagem "LIÇÕES DO MENINO":

MUITO BOM! Adorei o seu blog! Visite o meu blog sobre tênis e retribua o comentário!: breakpointbrasil.blogspot.com/ - SIGA MEU BLOG E MEU TWITTER, que eu sigo o seu de volta !twitter @breakpointbr, caso queira seguir. Se puder me LISTE :-)

Obrigado!

Um comentário:

Break Point Brasil disse...

MUITO BOM ! Adorei o seu blog ! Visite o meu blog sobre tênis e retribua o comentário ! : breakpointbrasil.blogspot.com/ - SIGA MEU BLOG E MEU TWITTER, que eu sigo o seu de volta !twitter @breakpointbr, caso queira seguir. Se puder me LISTE :-)

Obrigado !