sábado, 26 de março de 2011

MARIA

Menina mulher, que se foi levando de nós a alegria. Alegria de Maria que a todos contagiava.

Maria, minha menina. E o que dizer dos teus olhos embriagados de ternura?

Nunca mais os verei! Nunca mais verei Maria a entrar na minha casa, cantando, mexendo, fazendo despertar em mim a criança adormecida. Nunca mais ouvirei a sua voz...era como um hino aos meus ouvidos, quando dizia pela manhã: acorda Maricota, já é meio dia!

Não sei como não morri de saudade. Saudade daquelas tardes que não voltam mais! E como malinávamos - como dizia Maria. Lilia, minha Maria!

Às vezes me pergunto, bem baixinho, para não despertar também a minha dor: Onde encontrarei um peito tão acolhedor?

Quem, com tanto amor me buscará pelas ruas, a procura de um simples abraço? Assim fazia Maria, minha Lilia, com poesia na voz, a me dizer: até amanhã, menina feia.

Um amanhã que nunca chegou. Havia tanta saudade naquele abraço, alguma coisa denunciava ser o último.

Por quê Maria? Por quê não me buscou pelas ruas para me dizer: Adeus?

Teria eu te prendido em meus braços. E Deus, com dó de mim, não permitiria que os anjos te levassem.
Teria, Maria, virado sinônimo de tristeza por ter nos deixado?

Não! Não a minha Maria.

Maria era festa.E sabia ser, com seu “charles", como costumava brincar com seus vestidos velhos.

Minha amiga, minha menina, tia talvez ....Por que não dizer professora de dança?

Pois bem, só sei que Maria era um raio de luz, a palavra mais nobre que o amor sabe ser.

Maria, bondade em forma de mulher. Sempre cuidando dos necessitados, buscando justiça para os desamparados.A quantos minha Maria com seu empenho ajudou a aposentar. Maria era amor. Vivia para se doar.

E em uma manhã fria, sem graça, sem aplausos, morreu. Maria. Minha menina, criança na sua maneira de pensar. E disse Maria tantas vezes, com um clamor tão ardente, que ficou em meus ouvidos como um sino a ressoar: quando eu morrer, perdoai, perdoai, perdoai!

Adeus minha flor. Vai enfeitar outro jardim. Ofuscar a imensidão do mar com a tua luz.

Eu e todos que te amam te aplaudiremos daqui. Para mim, Maria, tu és uma santa. Eu sei que Deus, pela sua grandeza, não vai enciumar o altar mais lindo, dedicado a ti em meu coração!


Socorro Aguiar

Um comentário:

Dalinha Catunda disse...

Olá Júnior,
Sua postagem é mais uma prova que a mulher desde sempre vem sendo assassinada vergonhosamente.
MORTE MULHER
*
Quantas Marias se foram
Quantas Marias se vão
Levadas pela violência
Desde os tempos de então.
O crime contra mulheres
Infestam essa nação.
*
É preciso ficar atenta,
A cada situação.
Tomar com toda certeza,
A devida precaução.
Pra não acabar inerte
No fundo de um caixão.
*
Um abraço,
Dalinha