terça-feira, 29 de março de 2011

OBSERVATÓRIO

Raimundo Soares Rezende e Gentil Cardoso Linhares, enquanto dividiram espaço na terra do Senhor do Bonfim, sempre ocuparam trincheiras opostas no front político. Eram ferrenhos adversários à moda antiga. Aos seus descendentes coube, agora, uma ação conciliadora, de reparação das arestas. A estrada que liga Crateús a Tamboril será batizada com o nome de Gentil Cardoso, em projeto de lei subscrito pelo deputado Hermínio Rezende, filho de Raimundo. Fernando Linhares, neto de Gentil, me disse que se algum registro eu fosse fazer, ressaltasse o gesto de humildade do deputado Hermínio. Os dois lados exibem, portanto, uma postura sinalizadora de civilidade. A política é feita de sinais. Este foi um gesto emblemático, de grandeza política.


GRANDEZA


Pensar grande. Cultivar sentimentos elevados. Ter a saudável ambição pelas boas causas. Sonhar o sonho dos justos. Dedicar-se ao enobrecimento da reflexão coletiva. Eis o que mais necessitamos no exercício das tarefas que dizem respeito aos negócios públicos. Nos próximos dias a população será convidada a participar do processo revisional da Lei Fundamental do Município (vide Crônica ao lado). É um momento em que as diversas correntes de opinião, em debate altruísta, externarão seus pontos de vista sobre o regime legal da municipalidade.


SINDICATO

O Sindicato dos Servidores Municipais realizará eleição no próximo dia 10 de abril. Em função do ambiente de descontentamento com o rumo situacionista, reforçado pelo apoio do Sindicato dos Professores, o quadro se descortina favorável à chapa oposicionista. É sintomático que o PCdoB perda a direção da entidade sindical exatamente no período em que ascendeu ao comando prefeitural.


CENA


Semana passada a cidade foi surpreendida por uma cena dantesca: os modernos carros compactadores que recolhiam o lixo das ruas da cidade foram substituídos por velhos caminhões de carroceria tradicional. A empresa que ganhou a licitação da limpeza pública foi dispensada sem motivação convincente. Alega o representante da empresa que a Prefeitura ficou lhe devendo uma vultosa quantia. Apesar disso, quitou todos os seus compromissos locais, sobretudo com trabalhadores. No entanto, ressalta que foi injustiçado e que vai buscar seus direitos na Justiça.

CENTENÁRIO


Uma comissão da Academia de Letras de Crateús (ALC) esteve reunida no último dia 23 de março com representantes da Administração Municipal. Os acadêmicos Elias de França, Lourival Veras e Raimundo Cândido sentaram à mesa com os Secretários de Educação, Mauro Soares, e de Cultura, Aldo Costa. A Academia planeja brindar a cidade com uma histórica publicação literária a respeito do centenário. Da parte da Administração, foi ratificado o interesse em contar com a ALC nas atividades alusivas ao Centenário, especialmente no que se refere a publicações e que se empenhará em buscar as condições e recursos para viabilizar as ações propostas.


PUBLICAÇÕES


Por falar em publicação, dois acadêmicos estão expedindo convites para o lançamento de livros. Elias de França, atual Presidente do Sodalício de Letras de Crateús, lança “HISTÓRIAS DE ROÇA – Ciranda, Cirandinha, Venham Monstros Cirandar”. Lourival Veras, Tesoureiro da entidade, instiga todo mundo a sentir que AÇUCENA NÃO É FLOR QUE SE CHEIRE, o seu último livro. Conheço ambos os autores e testemunho que merecem nosso prestígio. São militantes literários, atletas do verso, amantes das artes. Elias, artista premiado, nasceu no Arvoredo e carrega a sina de mostrar ao mundo o bosque das mágicas palavras. Multifacetário, é poeta, compositor, dramaturgo e artista plástico. Lourival, igualmente, passeia pela teia da dramaturgia, pelo universo do conto e pelos mistérios da poesia. Amor, compromisso e talento são ingredientes que utiliza para compor e oferecer grandeza à construção e à promoção das artes do povo. Tomou lugar nos principais eventos artísticos e culturais da cidade nas três últimas décadas. As obras serão lançadas no próximo dia 09 de abril, às 19:30 horas, no Teatro Rosa Moraes.


ALC

Independente de quaisquer outros resultados, a Academia de Letras de Crateús (ALC), nestes poucos meses de existência, já justificou sua criação. Uma visita ao blog http://academiadeletrasdecrateus.blogspot.com/, o chão sagrado da Academia na internet, dá uma amostra do talento de alguns dos seus integrantes. Como um templo ecumênico, nele há espaço para todos que adoram cultuar a beleza da virtude, a simplicidade da inteligência, a singeleza do verbo, o fascínio da cultura, a liberdade da palavra, a profundidade do amor. Destaque-se a fertilidade inventiva de Raimundo Cândido e Ísis Celiane.


PARA REFLETIR

“A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original”. (Einstein)



(Por Júnior Bonfim, na edição de hoje do Jornal Gazeta do Centro Oeste, Crateús, Ceará)

Nenhum comentário: