segunda-feira, 11 de abril de 2011

ALFABETO EMOCIONAL

O Dr. Juan Hitzig estudou as características de alguns longevos saudáveis e concluiu que além das características biológicas, o denominador comum entre todos eles está em suas condutas e atitudes.

“Cada pensamento gera uma emoção e cada emoção mobiliza um circuito hormonal que terá impacto nos trilhões de células que formam um organismo – explica -.

As condutas “S”: serenidade, silêncio, sabedoria, sabor, sexo, sono, sorriso, promovem secreção de Serotonina, …enquanto que as condutas “R”: ressentimento, raiva, rancor, repressão, resistências, facilitam a secreção de CoRtisol, um hormônio coRRosivo para as células, que acelera o envelhecimento.

As condutas “S” geram atitudes “A”: ânimo, amor, apreço, amizade, aproximação.

As condutas “R” pelo contrário geram atitudes “D”: depressão, desânimo, desespero, desolação.

Aprendendo este alfabeto emocional, lograremos viver mais tempo e melhor, porque o “sangue ruim” (muito cortisol e pouca serotonina) deteriora a saúde, oportuniza as doenças e acelera o envelhecimento.

O bom humor, pelo contrário, é a chave para a longevidade saudável.”

Tenha uma excelente vida!

Plena de Serotonina!!!

*****

2 comentários:

lb disse...

Aproveitando o mote.


Novos textos de psicologia no Psicologado Artigos:
Reflexões Históricas, Filosóficas e Jurídicas Sobre a Toxicomania
Escrito por Joviane A. Moura | Publicado em Segunda, 11 Abril 2011 03:09
Resumo:

As drogas inserem-se em vários contextos e assumem funções diversas. Muitos podem ser o objeto de uma adicção, desde a comida até a droga, sendo uma forma de relação com os objetos, pode abarcar qualquer objeto da sociedade de consumo. Este trabalho busca problematizar sobre o tema da drogadição. Realiza uma reflexão teórica sobre o uso de drogas, adicção e toxicomania. O uso e tráfico de drogas são atividades inseridas nos ideais da sociedade de consumo. A droga, atualmente faz parte de uma infindável lista de objetos de consumo postos para o sujeito.

Continue lendo: Reflexões Históricas, Filosóficas e Jurídicas Sobre a Toxicomania


O Desenvolvimento Social da Criança
Escrito por Maria Aparecida Melo | Publicado em Segunda, 11 Abril 2011 01:48
O veiculo primário para o desenvolvimento das relações com os colegas ou companheiros é a brincadeira com as outras crianças. Tais brincadeiras não ocorrem com freqüência antes do dois anos. Entre a idade de 02 a 05 anos, as interações das crianças se tornam mais freqüentes, mais fortalecidas, mais sociais e complexas. Nos primeiros anos da pré-escola, as crianças se engajam principalmente em brincadeiras solitárias, em que não prestam atenção aos colegas, ou em brincadeiras paralelas, em que brincam próximas umas as outras, sem interagir.

Continue lendo: O Desenvolvimento Social da Criança


Apoio Psicológico a uma estudante universitária
Escrito por Sandra Lia Rodrigues Franco | Publicado em Sábado, 09 Abril 2011 15:30
Este artigo tem por objetivo apresentar um caso clínico, fruto de atendimentos realizados junto ao Pronto Socorro Psicopedagógico de uma universidade particular do Estado de São Paulo – Brasil. Para delinear e atender aos assuntos mais emergentes dos alunos que buscavam ajuda junto a esse setor foi utilizada a EDAO – Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada (SIMON, 1989), em especial seus setores adaptativos: afetivo-relacional (AR), produtivo (PR), orgânico (OR) e sócio-cultural (SC),

Continue lendo: Apoio Psicológico a uma estudante universitária

lb disse...

Dislexia


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.









Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde fevereiro de 2008). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto.





Dislexia
Aviso médico



Classificação e recursos externos



CID-10

F81.0, R48.0



CID-9

315.02, 784.61



OMIM

127700 604254 606896 606616 608995 300509



DiseasesDB

4016



MeSH

D004410


Dislexia (do grego Δυσλεξία, δυσ ["difícil"] e λέξις ["palavra"]) caracteriza-se por uma dificuldade na área da leitura, escrita e soletração. A dislexia costuma ser identificada nas salas de aula durante a alfabetização, sendo comum provocar uma defasagem inicial de aprendizado.[1]