sábado, 7 de janeiro de 2012

STJ CONCEDE HABEAS CORPUS E PREFEITO DE PACAJUS É POSTO EM LIBERDADE

Por: Roberta Farias

O prefeito do município de Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza, Pedro José Philomeno Gomes (PSDB), foi posto em liberdade na tarde desta sexta-feira (5), por volta das 17h30. A concessão do pedido do habeas corpus foi dada pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ari Pargendler. Pedro José terá liberdade com tempo indeterminado, até que a Justiça se pronuncie por decisão contrária.

De acordo com os advogados Wilson Vicentino, Júnior Bonfim, Hélio Leitão e Admar Gonzaga, a prisão do gestor constituía constrangimento ilegal, pois o flagrante da arma (um rifle antigo, de coleção, que estava sem munição) não havia sido convertido em custódia cautelar.

No pedido, argumentaram que Pedro José é pessoa de excelentes antecedentes, tecnicamente primário, detentor de residência fixa e empresário de longa tradição no solo cearense, propiciador de grande número de empregos diretos e indiretos. Alegaram, também, que o Prefeito compareceu a todos os atos processuais em atitude de colaboração com a Justiça.

Pedro José responde a outro processo, em decorrência de possíveis atos de má gestão na Prefeitura de Pacajús, segundo denúncia da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (PROCAP). Entretanto, com base na nova lei de prisão, que permite a réus primários e com bons antecedentes, a substituição da prisão por aplicação de medidas cautelares, o Tribunal de Justiça do Ceará já havia reconhecido que o Prefeito fazia jus ao benefício legal.

(Site http://www.cearaagora.com.br)

Nenhum comentário: