quarta-feira, 3 de julho de 2013

COMENTÁRIO DE BOAVENTURA BONFIM SOBRE MARIA DO CARMO DE SOUSA LIMA


Quando o primo e amigo, Júnior Bonfim, fala a respeito de alguém, impossível se nos resta acrescentar qualquer comentário, haja vista sua habilidade de imergir nas profundezas da alma da pessoa objeto de suas belíssimas crônicas.

Dessa forma, cabe-me, simplesmente, corroborar todas as palavras do meu caro amigo Júnior Bonfim acerca da grande educadora e estimada Professora Maria do Carmo Lima, da cidade de Crateús.

No entanto, ouso acrescer pequeno comentário de cunho eminentemente pessoal.

Conheço a história de Dona Maria do Carmo, do saudoso "Seu" Mamede, desde tenra idade, na rua Padre Macedo, a famosa rua da Pimenta.

Tive a sorte e o privilégio de frequentar a casa do “Seu” Mamede e Dona Maria do Carmo, e, portanto, de conviver com uma família constituída sobre granítico alicerce, amalgamado com o amor infinito daquele agradável e feliz casal.

"Seu" Mamede, com sua postura angelical, sua fleuma de monge tibetano e sua imoderada bondade, transmitia serenidade divinal, não só à sua amada família, mas a todos que tiveram a sorte de conviver com aquele ser verdadeiramente humano, cujo exemplo de vida me faz lembrar as palavras de Leonardo Boff a Jesus Cristo: "Tão humano assim, só poderia ser Divino".

Dona Maria do Carmo, além das virtudes magisteriais, destacadas pelo Júnior, e da bondade, encerra em si um caráter também sereno, embora um pouco diferente do “Seu” Mamede. Ela se enquadraria bem na máxima latina: Suaviter in modo, fortiter in re (“Suave no modo, forte na coisa”, isto é, com doçura no modo de proceder, mas com energia na decisão).

Nascida sob as exatas medidas da arte de educar, Dona Maria do Carmo soube conduzir, juntamente com “Seu” Mamede, os filhos pelo caminho da retidão, educando-os não apenas para a escola, mas também para a vida. E, sob as bênçãos de Deus, alcançaram seu desiderato, pois todos os filhos conseguiram obter o grau máximo da condição humana: viver com dignidade.


Fortaleza, Ceará, Brasil, 03 de julho de 2013.


Boaventura Joaquim Furtado Bonfim,
Crateuense radicado em Fortaleza.

Nenhum comentário: