quinta-feira, 20 de março de 2014

LIRA NETO - ACADÊMICO HONORÁRIO DA AMLEF


É com emocionada alegria que anuncio: o mais destacado biógrafo brasileiro da atualidade, Lira Neto, será agraciado com o título de Acadêmico Honorário da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza - AMLEF.



O Fortalezense Lira Neto – que nos últimos anos ganhou notoriedade nacional com a publicação de livros biográficos calcados em rigorosas pesquisas – há muito tempo é merecedor do reconhecimento dos militantes das letras de seu estado de origem.



Cursou Filosofia (Faculdade de Filosofia de Fortaleza), Letras (Universidade Estadual do Ceará) e Jornalismo (Universidade Federal do Ceará). Como jornalista, começou como revisor do Diário do Nordeste e posteriormente transferiu-se para o jornal O Povo, no qual ocupou entre outras funções as de repórter especial, editor de cultura e ombudsman.



Radicado hoje na cidade de São Paulo, possui artigos, entrevistas e reportagens publicados em alguns dos principais jornais e revistas do Brasil.



Em 2007, foi agraciado com o Prêmio Jabuti de Literatura, na categoria melhor biografia do ano, pelo livro O inimigo do Rei: Uma biografia de José de Alencar ou a mirabolante aventura de um romancista que colecionava desafetos, azucrinava D. Pedro II e acabou inventando o Brasil (Editora Globo).



Grandes vultos da história brasileira – como Getúlio Vargas, Padre Cícero Romão Batista e Maysa – tiveram dados inéditos de suas trajetórias revelados sob as tintas da expertise jornalística de Lira Neto.



A AMLEF, ao inserir João de Lira Neto em sua galeria de honra, assume a vanguarda desse sarau de louvor ao mérito. É o primeiro sodalício de letras cearense que formaliza esse preito.



Parabéns ao acadêmico Gonzaga Mota, nosso Diretor Cultural, pela idéia!



Parabéns a todos os membros da AMLEF!

Nenhum comentário: