terça-feira, 18 de março de 2014

OBSERVATÓRIO

Na eleição de 2004, Paulo Nazareno, após quebrar as resistências internas, emplacou Carlos Felipe como o candidato à sua sucessão. Passo seguinte buscava construir um arco de alianças que garantisse a vitória. Concluiu que o grupo político liderado por Chico Frota e Marcelo Machado poderia ser o fiel da balança e os procurou para uma tratativa. (Chico Frota, agropecuarista e comerciante, político por muito tempo militante, reservado e vertical como as carnaúbas do sertão, viveu e apreendeu muita coisa em se tratando de eleição). Após desenhar os cenários daquele pleito, Paulo acenou com a possibilidade de se coligarem. Chico Frota resistia. Após ter exercido cargo de Secretário de Obras, estava magoado com os fatos que precipitaram sua saída da Secretaria. Já no limite do prazo das convenções, notando a resistência, Paulo resolveu insistir e começou relembrar as divergências que haviam tido com líderes da coligação adversária. Visivelmente incomodado, Chico Frota resolveu enterrar de vez qualquer esperança e fulminou: “Doutor Paulo, em política, adversário é o que faz raiva por último”. A conversa encerrou. Poucas horas depois, Chico Frota e Marcelo Machado eram recebidos com festa na Convenção que escolheu a chapa vitoriosa de Zé Almir e Luizinho Sales.

EVENTOS

No final de semana passado Crateús foi palco de dois eventos importantes: um, administrativo, a inauguração da Policlínica; o outro, partidário, o encontro regional do Partido dos Trabalhadores. Ambos com repercussão nas eleições vindouras. O PT regional se fortaleceu no prélio municipal passado. Além de ser poder em vários municípios, conquistou duas Prefeituras: Ipaporanga e Ararendá. Agora, uma terceira, que por sinal é a mais importante da região, poderá cair-lhe no colo: Crateús. Carlos Felipe deverá renunciar até 04 de abril e entregar a Chefia do Executivo crateuense para Mauro Soares. Apesar da fidelidade que tem devotado a Felipe, Mauro Soares deverá impor estilo próprio, até por suas vinculações políticas históricas. Inevitavelmente, o ‘núcleo duro’ do poder local mudará de mãos. Em que pese alguns integrantes da cúpula atual continuarem, o grupo hegemônico, aquele que dará as cartas na gestão, será composto por outras pessoas.

NA INAUGURAÇÃO...

Da Policlínica Raimundo Soares Rezende nenhum dos três senadores cearenses estava presente. São os efeitos das articulações pré-eleitorais. José Pimentel, do PT, está próximo de Luiziane Lins na defesa de uma candidatura própria do partido; Eunício Oliveira namora com setores da oposição e trilha um caminho sem volta em busca do Palácio da Abolição; Inácio Arruda, do PCdoB, correligionário do Prefeito Carlos Felipe, não compareceu porque o governador já emitiu sinais claros de que não apoia o seu projeto de reeleição para o Senado.

O MOTOR...

Da Política é movido pelo combustível fóssil da conveniência e com fortes aditivos de crueldade no quesito falta de consideração. Por isso a lição de Chico Frota: “o adversário é o que faz raiva por último”. Eunício Oliveira, Tasso Jereissati, Luiziane Lins, Roberto Pessoa, Lúcio Alcântara e Sérgio Novaes estão unidos em torno de um objetivo comum de busca da alternância de poder no Ceará. O resultado? O tempo dirá.

MAIS MÉDICOS,

O polêmico programa do Governo Federal, foi o tema do Programa Roda Viva, da TV Cultura, no dia 10 de março. Exibido em cadeia nacional, o programa teve como entrevistado o crateuense Florentino de Araújo Cardoso, que é o atual Presidente da Associação Médica Brasileira. Após argumentar que o nosso problema não se restringe à questão da quantidade de profissionais, mas à qualidade dos serviços (sobretudo a ausência de infraestrutura), Florentino fez sérias restrições ao processo de importação dos médicos cubanos, que aqui estão sob regime de exploração, em total desrespeito à leis brasileiras em vigor.

HEITOR

Cavalcante de Almeida, o Heitor Maravilha, desencarnou. Deixou-nos no final de semana passado uma das figuras mais irmanadas com a alegria que conheci. Deixou-nos um legado de superação, um jeito leve de tocar a existência, um arvoredo de amizades, um indomável amor à vida. Certamente, descansa sorrindo (vide crônica ao lado).

QUASE POESIA

É o livro que Humberto Rodrigues Paz lança no próximo dia 22, na Academia de Letras de Crateús. Profissional da engenharia, esta é indiscutivelmente a sua mais fulgurante construção: a edificação da poesia, pilastras com desenho de árvores em sinfonia, concreto desarmado saltitando na betoneira da melodia!

PARA REFLETIR

“Cada um pensa em mudar a humanidade, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo”. (Leon Tolstoi)

(Júnior Bonfim, na edição de hoje do Jornal Gazeta do Centro Oeste, Crateús, Ceará)

Nenhum comentário: