sábado, 14 de setembro de 2019

ENSINANÇAS ADVOCATÍCIAS

Cedo descobri que o manual da advocacia é um manancial de sabedoria! Nas suas cercanias, a labareda do fascínio há consumido minha alma. Hoje, meu coração coleciona cada lição extraída desse múnus impulsionado pela manivela da emoção.

Eis algumas dessas indicações:


1. A seara advocatícia é solo fértil, terra plena de latência, incubadora de sementes, ofício de oportunidades. Se há uma turbulência na política, um choque na economia, um frenesi social ou uma altercação em qualquer estação da estrada de ferro humana, lá está a advocacia para oferecer o lenitivo e apontar as propriedades que atenuam os desconfortos.

2. Deveríamos reconsiderar os conceitos de legitimidade ativa e passiva. O Processo é uma arena que se quer democrática, assemelhada à Dialética, onde uma tese e antítese almejam a prestação jurisdicional, a ser oferecida em forma de síntese.

3. A Consultoria é uma das nossas tarefas fundamentais, prevenindo a litigiosidade. À Calamandrei, “matando os litígios logo no início com sábios conselhos de negociação, e fazendo o possível para que eles não atinjam aquele paroxismo doentio que torna indispensável a recuperação na clínica judiciária”. Esse o magistério do nosso Código de Ética, em seu artigo 2º, VI: “estimular a conciliação entre os litigantes, prevenindo, sempre que possível, a instauração de litígios”.

4. O causídico é um pedreiro livre, construtor de teses. Suas asserções poderão compor o edifício jurisprudencial. Essa artesania exige dedicação ímpar e extremado zelo.

5. Lidamos com a busca da verdade, a mais profunda e delicada fonte. Ao contrário do que propagam, a verdade não é para ser dita de maneira nua e crua, sob o impacto da arrogância. Extraí-la, sim; impô-la, não. Como fazê-lo?! Ao modo dos grandes mestres, devemos suscitá-la pelo uso de parábolas, pela reflexão.

6. As cizânias são orientadas por normas invisíveis, compostas pela energia das partes. Atuando no Eleitoral, recebi certa feita dois clientes de municípios distintos. O primeiro, com uma causa aparentemente simples: defesa em impugnação de candidatura. Caso: uma conta desaprovada pelo Tribunal de Contas por atecnias, sem aplicação de nota de improbidade. Com o segundo, ocorria o inverso: cinco condenações, três delas com improbidade. Ao primeiro, dei conta das enormes chances de êxito; ao segundo, das abissais dificuldades. Aquele era temperamental, ansioso e, quiçá, irascível; este era tranquilo, generoso e desprendido. O pleito simples se complicou e foi indeferido; o caso complexo fluiu e vencemos. Portanto, ao adentrar em uma causa, observe a energia das partes. Há uma Legislação Espiritual que rege as lides. Mire os seus sinais!

7. Para bem servir, lapide-se. Entregue-se à solidão reflexiva, à ausculta silenciosa, à concentração do espírito. Verás que a introversão solitária te tornará uma pessoa mais solidária.

8. Somos convidados a ser agentes da civilizatória purgação. Sejamos, com entusiasmo e elegância, dignos dessa fabulosa missão!

(Júnior Bonfim)



Nenhum comentário: