quinta-feira, 17 de junho de 2010

COMENTÁRIO

Alguém postou o seguinte comentário na Coluna Observatório:


"Anônimo disse...

paulo nazareno é rei morto rei posto, não compare agua não se mistura com oleo, o primeiro esbofeteava todo mundo conegundes paulo teles....

á proposito onde voce encontrou que o nenen é ficha limpa...no TRE certamente não foi pois encontra -se no terceiro lugar da podridão..

o pior cego é deseja convecer tentando ocultar o que todo mundo ver...." (sic)



RESPONDO:

Tenho por regra excluir comentários de quem se esconde sob a capa do anonimato. Como em minhas observações procuro evitar expressões grosseiras, acho que qualquer pessoa pode comentá-las assinando embaixo.

Porém, abro uma exceção porque vi aqui uma provocação que pode suscitar uma melhor explicitação:

1. QUANTO À OBSERVAÇÃO SOBRE O PAULO NAZARENO (REI POSTO, REI MORTO), HÁ QUE SE PONDERAR QUE A HISTÓRIA REGISTRA INÚMEROS CASOS DE POLÍTICOS QUE PERDERAM ELEIÇÃO E SE REABILITARAM. A POLÍTICA É UM DESSES RAROS ESPAÇOS EM QUE MORTOS RESSUCITAM. COLLOR DE MELO, POR EXEMPLO, FOI DEPOSTO, CONSIDERADO MORTO POLITICAMENTE, E HOJE INTEGRA, NO SENADO, A LISTA DOS ALIADOS INFLUENTES DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA.

2. QUANTO A NENEN COELHO, NUNCA DISSE QUE ELE NÃO POSSUI PROCESSOS. O QUE EU POSSO AFIRMAR É QUE EM NENHUM DOS PROCESSOS QUE ELE RESPONDE HÁ CONDENAÇÃO TIPIFICADA NOS MOLDES DA LEI DO "FICHA LIMPA". EXPLICO MELHOR: PELA LEI RECÉM-APROVADA, A PESSOA SÓ SE TORNA INELEGÍVEL SE A CONDENAÇÃO NO TRIBUNAL DE CONTAS CONFIGURAR "ATO DOLOSO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA". AS DECISÕES DO TCM EM RELAÇÃO A ELE ESTÃO FORA DESSE ENQUADRAMENTO. DE IGUAL FORMA, AS CONDENAÇÕES EM ORGÃO COLEGIADO TAMBÉM TÊM QUE CONTEMPLAR "A SUSPENSÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS, IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, LESÃO AO PATRIMONIO PÚBLICO E ENRIQUECIMENTO ILÍCITO". TAMBÉM AQUI INEXISTE DECISÃO TERMINATIVA DESSA NATUREZA EM RELAÇÃO AO DEPUTADO NENEN COELHO. ANTES DE POSTAR ESSA INFORMAÇÃO, FIZ UMA PESQUISA. SE O AUTOR DO COMENTÁRIO TIVER UMA DECISÃO DIFERENTE DAS QUE EU ENCONTREI, FAREI O DEVIDO E IMPRECINDÍVEL REPARO.

3. POR ÚLTIMO, QUERO REAFIRMAR NOSSO COMPROMISSO DE REFUTAR A CRÍTICA VITUPERINA, O INSULTO RASTEIRO OU A PRÁTICA DA BAIXARIA. PROCURAMOS PRATICAR O BOM DEBATE. ATÉ PORQUE PARA CADA PONDERAÇÃO LISTAMOS UMA SUGESTÃO.

4. UMA OBSERVAÇÃO DERRADEIRA: PODE COMENTAR À VONTADE. DE PREFERÊNCIA, IDENTIFICANDO-SE. AQUI NINGUÉM SERÁ EXECRADO NO EXERCÍCIO DEMOCRÁTICO DO DIREITO DE OPINIÃO. OBRIGADO!

JÚNIOR BONFIM

2 comentários:

lb disse...

Caro Junior Bonfim, quem fez tal comentario não leu a Lei da Ficha Limpa. A Lei, eu entendi assim, so punira os politicos apenados depois da Lei em vigor; e ainda tem casos que cabe apelação. A Lei é complexa e o seu argumento foi contundente.

Paulo Nazareno disse...

Caro JB.
Apesar do assunto "política"soar como algo distante,no que pese o fato de ter exercido mandato;impressiona o quanto o fantasma Nazareno ainda suscita "emoções"(odio,amor,etc);sinto haver,por parte de pessoas,setores,ou melhor dizendo,interesses potencialmente contrariados,o receio de possivel inserção minha na politica partidária.Para júbilo de uns ou desapontamento de outros,reafirmo minha total indisposição para tal,fundamentalmente por profunda decepção,visto ter conhecido de perto os "porões"e as motivações indizíveis que a movem.Reservo-me o direito de abster-me.Qdo Prefeito,exercí com a mais aguerrida dedicação;se por um lado,numca tratei de "assuntos financeiros"seja com quem quer que seja(o que talvez seja a fonte de muitos problemas de hoje),por outro,tenho a consciência mais que tranquila de o pouco que possuo,foi e é fruto de muito trabalho e dedicação à minha arte(possivelmente ja util, ou às ordens de quem inclusive me hoje destrata).Com a colaboração de muitas pessoas,inclusive voçe,realizamos obras e direcionamentos até então insuperáveis,sem modestia mesmo.O que espero,desejo e torço,é que nossa cidade se reencontre,volte a ter seu espírito acolhedor;impressiona com hoje se agridem as pessoas,execram,adjetivam e o pior;escondidos no manto covarde e indigno do anonimato,quem assim o faz nega-se a sí próprio.Medo de represália? Pior ainda.
Lembrete: Tudo que temos aqui neste planetinha é emprestado,inclusive esses ossos e couros velhos que nos recobrem.Carpe Diem!