terça-feira, 24 de agosto de 2010

OBSERVATÓRIO

Passei o final de semana passado em Crateús. Um imenso tapete preto está sendo lançado pelas principais vias da urbe. É o tão esperado asfalto. Viva! Embora pondere que o asfalto pode aumentar a taxa de calor (o ideal seria uma boa pavimentação à base de paralelepípedo), reconheço que, para uma cidade cujas ruas mais pareciam uma vasta exposição de depressões e buracos, o efeito desse reasfaltamento é impactante. Segundo o vice-prefeito Mauro Soares, trata-se do pagamento de uma dívida/compromisso que as forças políticas tinham com a cidade. A viabilização dessa obra contou com o empenho e colaboração de representantes da situação e da oposição.


AVALIAÇÃO


Desde o inicio do ano passado, temos formulado, nesta moldura analítica, avaliações sobre a gestão municipal. Externamos que uma Administração se mensura por seu patrimônio, que é material e imaterial. O primeiro estaria ligado ao arcabouço de realizações físicas, palpáveis, concretas; o segundo, ao conjunto de intervenções simbólicas, gestos, idéias, posturas e falas. Em abril de 2009 afirmamos que, considerando o amplo leque de ações previstas para o município pelos Governos Federal e Estadual, em especial com a proximidade do pleito eleitoral de 2010, certamente a cidade tenderia a virar um canteiro de obras. Tudo levava a crer que o governo local, nesse particular, obteria êxito. O seu maior desafio seria no campo impalpável, imaterial.


O IMATERIAL

Disse mais: era hora do Prefeito protagonizar uma auto-avaliação séria e dialogar francamente com a população, colocando em pauta um debate de alto nível, discutindo um arrojado Programa Para o Município, com a audiência de todas as forças vivas e organizadas da sociedade. Em outra oportunidade, comentei a imperiosa necessidade do Poder Executivo encetar uma assepsia moral em todos os cômodos da Administração, a fim de por em prática a principal bandeira de campanha: o combate à corrupção. Jovem e trabalhador, o Prefeito tem retirado do papel muitas idéias. No entanto, precisa demonstrar que são limpas as folhas que utiliza na consecução dos projetos. O seu dissabor reside no fato de que o cidadão livre de Crateús acreditou que Carlos Felipe comandaria um governo de conduta irreprochável, livre das pressões de grupos, da influência nepotista, dos achaques politiqueiros. É essa decepção que angustia muita gente.

CANDIDATOS

Há três candidatos a deputado estadual que disputam a preferência do eleitorado crateuense: Hermínio Resende, Pierre e Nenen Coelho. Os dois primeiros já colocaram ostensivamente o exército no campo de batalha. Apenas Nenen Coelho ainda se arma para lançar sua avalanche de propaganda. E se explica: um processo equivocado no TCM serviu de pedra no seu caminho. Porém, a tempo conseguiu que o Sodalício de Contas Municipais reconhecesse a falha e anulasse o feito.


EX-PREFEITOS


A sabedoria popular ensina que, quando uma porta se fecha, muitas outras se abrem. A chamada Lei da Ficha Limpa expôs uma enorme quantidade de ex-gestores. No entanto, os ex-prefeitos tiveram um alento. Confirmando um preceito constitucional e, também, sua tranqüila jurisprudência, o Supremo Tribunal Federal assentou que Chefe de Poder Executivo só pode ser julgado pelo Poder Legislativo. Ou seja, Presidente da República é julgado pelo Congresso (e não pelo TCU); Governador, pela Assembléia (jamais pelo TCE); Prefeito, pela Câmara Municipal (nunca pelo TCM). Em relação a Prefeito, o TCM emite Parecer, sem cunho decisório, pois quem decide é a Câmara. Na esteira desse julgado da Suprema Corte, os ex-prefeitos Nenzé Bezerra e Paulo Nazareno podem requerer a suspensão dos efeitos de processos do TCM em que figuram como parte. E, por conseqüência, ficam à vontade para, no futuro, voltarem a pleitear qualquer candidatura.


CEJA

O CEJA Professor Luiz Bezerra, que hoje funciona no prédio da antiga escola Virgílio Távora, no bairro da Ilha, realizará nos próximos dias 26 e 27 de agosto (quinta-feira e sexta-feira) um importante evento sobre as raízes da nossa cidade. Intitulado “Resgate Histórico – de Piranhas a Crateús”, o acontecimento exibirá uma exposição sobre Crateús, além de uma série de apresentações protagonizadas por artistas da terra. O ponto alto da programação será o “Café Literário”, uma homenagem à Academia de Letras de Crateús. Compensa conferir.

ALC

Por falar em Academia, o grêmio de letras crateuense esteve reunido no último sábado (dia 21 de agosto). Dentre outros assuntos, discutiu-se o ingresso de novos acadêmicos e a edição da I Antologia da Academia de Letras de Crateús. Em breve, a diretoria da ALC estará publicando Edital abrindo inscrições para as dezoito vagas remanescentes. Quanto à Antologia, é meta que saia do prelo até o final deste ano. Desde sua fundação, em junho de 2009, seis Acadêmicos publicaram novos livros e três receberam premiação em âmbito estadual. Amanhã, dia 25, haverá uma reunião entre integrantes da Academia e representantes da Prefeitura a fim de discutir a cessão de um imóvel para servir de sede própria para a Arcádia. Espera-se que o Poder Municipal demonstre sensibilidade com o caso. Trata-se de questão de interesse público. Os governos são sempre benevolentes – e com razão – na hora de ceder galpões e terrenos para indústrias. Devem ser também abertos à concessão de espaços para a mais importante das fábricas: a fábrica de cultura! Fiat Lux (faça-se a luz) para a Academia de Letras!


PARA REFLETIR


"Não sou dos que rebaixam o debate, convertendo-o em pugilato. Elevo-o à região das idéias: não o arrasto pela das personalidades." (Rui Barbosa)


(Por Júnior Bonfim, na edição de hoje do Jornal GAZETA DO CENTRO-OESTE, Crateús, Ceará).

Nenhum comentário: