sábado, 22 de janeiro de 2011

DISCURSO NA ACADEMIA


Bem sabeis, amantes das letras que enfeitam este Sodalicio, que aqui se cultua a estética da alma, se libera o incenso da paz, se trabalha o salutar compadrio, se insufla a florada do bem.

O tablado de um lar acadêmico é o espaço sagrado da partilha do pão do companheirismo, é o altar onde se celebra o matrimonio da generosidade com a genialidade, é a universidade do verbo em movimento sob o comando dos reitores do espírito.

Pois bem, estamos hoje aqui para realizar, sob este teto que tem testemunhado tantas comunhões de almas e através do colo maternal da AMLEF, novos companheiros que conosco vêm dividir o amplo terreiro da fraternidade republicana, onde mensalmente nos reunimos em torno da fogueira da amizade.

Recebem o diploma de Acadêmico Honorário três homens já passados na moenda de cana dos fonemas, com largo conhecimento dos castiçais das artes.

O primeiro nasceu na terra das vaquejadas, a acolhedora Itapebussú. Após passar pela prova quádrupla, virou um legitimo toureiro do altruísmo, que se exibe com invulgar desenvoltura em todas as avenidas do serviço a humanidade. Descobriu que "Dar de si antes de pensar em Si" é a melhor filosofia para um exitoso desempenho nos prados da existência terrena. Paralelamente a uma longa trajetória nos birôs bancários, abraçou a militância rotária. Fixou morada na ribeira do Jaguaribe. Daquele vale telúrico, recebe a força para cumprir a missão de governador do Rotary para o Distrito 4490. O advogado José Expedito de Sousa Araújo, que nos prestigiou em outros momentos e já estava vinculado a esta Arcádia pelos vasos comunicantes da consangüinidade, agora se incorpora formalmente as nossas fileiras.

O segundo é um homem de exercito, um lutador incansável, um guerreiro que já correu o mundo todo, um engenheiro civil que sabe como construir um belo edifício relacional, um brasileiro com trinta anos de casado. Ostenta um álbum curricular de sucesso. Dentre outras extraordinárias conquistas, foi vice-campeão cearense de Judô (e quase brasileiro), escolhido aluno do ano em 1973 pela CNEC e classificado em 1º lugar no estágio de instrução do exército, numa turma de 80 aspirantes. Integrante do 23º Batalhão de Caçadores do Exercito Brasileiro, descobriu que o melhor pelotão é o dos homens que semeiam no terreno germinal das virtudes e dos sonhos. Depois de percorrer vários países em missões culturais e de estudo, esmera-se no comando da segunda mais antiga Academia do estado do Ceará, a Academia de Ciências, Letras e Artes de Columinjuba – ACLA – em Maranguape. Walter de Borba Veloso, cidadão de todos os mundos, é com emocionada alegria que passamos às vossas mãos as chaves que abrem as portas de entrada desta pequena pátria chamada AMLEF, erigida com as gemas preciosas da literatura.

O terceiro – e em igual ordem de importância, apesar de bafejado com mais verdor de idade – também milita no Vale da Batalha, na terra de Capistrano de Abreu. Tal e qual o primeiro, pregou no peito o distintivo "Mais se beneficia quem melhor serve". Mergulha com intensidade nas caudalosas ondas das atividades sociais. Com agregadora simpatia, inseriu-se destacadamente no coreto empresarial e no corredor cultural da cidade que gerou o maior humorista brasileiro. É um operador do direito com amplo conhecimento de todos os códigos da cidadania e da alegria. Comporta-se como um veterano. É um dos nossos. Traz nas mãos um ramo de estrelas. Toma assento entre nós com quem está fadado à ascensão. É o atual vice-presidente da Academia de Ciências, Letras e Artes de Columinjuba – ACLA. Já está indicado para futuro Governador do Rotary. Uma escada de progresso se estende à sua frente. Suba tranquilamente cada degrau dela, confrade Dejarino Costa Dos Santos Filho.


Por fim, relembro que no dia 15 de julho de 2009, quando Aristides Braga, Assis Almeida, Júlio Lóssio e Roberto Feijó Ribeiro tomaram posse olvidamos de lhes entregar os Diplomas. Hoje, reparamos o equivoco. E concluo esta fala com as mesmas palavras que proferi naquela ocasião:

Sejam bem vindos, amigos do peito, irmãos da alma!

Adentrai, companheiros de sonho!

Vinde para, de mãos conjugadas, compartilharmos o pão da fraternidade, brindarmos o vinho da poesia, nos rendermos aos encantos de um bom conto, tecermos loas à liberdade, sorvermos o manjar da boa prosa e cedermos aos movimentos dos nossos corações.

Obrigado!



(Discurso proferido por Júnior Bonfim no Palácio da Luz, sede da Academia Cearense de Letras, na manhã deste sábado, 22.01.2011)

Nenhum comentário: