quarta-feira, 20 de abril de 2011

SAUDADES DO MEU PAI



Se estivesse entre nós, meu pai hoje estaria recebendo os parabéns.

Partiu em uma tarde de fevereiro. Ano 2004. O rio da aldeia em que nasceu estava cheio e ele foi dar um mergulho. Ninguém imaginava que aquela submersão seria para sempre.

Sua presença é uma constante em minha rotina.

Outro dia rabisquei um soneto em sua memória. Eí-lo:


“Meu querido pai, corpulento e afobado homem
De cor vermelha e idéias levemente escuras
Diviso-te espargindo, ombro e abdômen,
O sereno prestativo de tua arrojada figura.

Tinhas vários nomes e eu, um único jeito,
De abrandar tua explosão temperamental:
Ao invés da faca da palavra, o mutismo do olhar -
Denso como o caju, cortante como o punhal.

Adorava teus contornos de astúcia, o ás de precipitação
O comercial espírito, o passo apressado, a alma em flor
O palpitante núcleo do peito, lagoa sempre em ebulição

Que num fevereiro e ensolarado sábado se evaporou.
Pois é. E o mesmo rio que abriu tuas comportas de emoção
Um dia, como em redemoinho, de súbito te levou!”



(Júnior Bonfim)

3 comentários:

MIRANDA disse...

vc de crateus?

MIRANDA disse...

CAROS LEITORES, NÃO SOU DA CIDADE, MAS PROCURO POR UM PARENTE QUE NÃO TENHO CONTATO HA MUITO TEMPO, NEM SEI SE AINDA VIVE OU JA MORREU. PROCURO POR UM PRIMO CONHECIDO POR FERRERINHA, SEU NOME NA REALIDADE É O MESMO DE MEU TIO NOBERTO FERREIRA DA ROCHA. GOSTARIA DE INFORMAÇÕES SE AINDA É VIVO.ME AJUDE A ENCONTRA-LO. ELE É HISTORIADOR ASSIM COMO EU.
OMENESES@BOL.COM.BR

Anônimo disse...

CURAL VELHO

O clima era de pura alegria,
a roça, a cachaça, a pescaria
e seu Josamar dento do balcão
tratando a todos com afeição!

Lembro-me bem,num desses sábado
que fiquei assistindo calado,
vendo a satisfação da freguesia
e eu ali, só bebericando poesia!

Raimundo Candido