sábado, 20 de agosto de 2011

SOBRE O DR. LUIZ CHAVES

"Nossa felicidade será naturalmente proporcional à felicidade que fizermos para os outros".

(Dr. Luiz Chaves e Mello, médico, estudioso do espiritismo, filho de Crateús)


Caro amigo Júnior Bonfim,

Acabo de ler, em seu Blog, parte da biografia do Dr. Luiz Chaves, médico de Crateús, belamente escrita pelo estimado amigo, poeta e escritor Raimundo Cândido, filho de nossa não menos querida Professora, Dona Delite.

Fiquei deveras emocionado. Confesso que o Raimundinho me fez refluir a uma infância linda, tão linda que mesmo longe continua em mim ainda.

Morei, além de outras, na rua da Pimenta e, depois, na rua do Barrocão, em Crateús. Ambas me ofertaram a alegria de passar diariamente em frente ao casarão do Dr. Luiz Chaves, ao dirigir-me ao centro da cidade.

Ouvi muitas histórias bonitas sobre a exacerbada bondade do Dr. Luiz Chaves, homem culto e de uma humildade extremada. "Passou praticando o bem" (Pertransit beneficiendo).

E esse praticar o bem teve continuidade com seu filho, Dr. Elpídio, farmacêutico dos pobres, que proporcionou muita felicidade aos alijados do processo social, máxime quando prorrompia em escrachadas e sonoras gargalhadas.

Em verdade, o Professor Raimundinho está de parabéns, pois foi imensamente feliz ao encantar seus leitores com a poesia biográfica sobre o Dr. Luiz Chaves e Mello.
As palavras do Raimundo Cândido vieram complementar o pouco que sabíamos do grande humanista e humanitário médico, Dr. Luiz Chaves.

Saúde e Paz,


Boaventura Bonfim.

Nenhum comentário: