segunda-feira, 14 de novembro de 2011

JERÔNIMO REIS É O NOVO PREFEITO DE ICAPUÍ




Icapuí se notabilizou como o braço vanguardista, a estrela de primeira grandeza, o farol referencial do PT no Ceará. Era uma espécie de Centro de Treinamento do modo petista de governar. Havia perdido essa condição com a ascensão ao poder municipal do ex-aliado Irmão Edilson, um pastor que é irmão biológico do Deputado Federal José Airton. (Edilson é um líder político mítico-religioso, que discursa freneticamente com a Bíblia na mão, invocando o nome de Deus e provocando reações pentecostais dos eleitores/fiéis). São coisas da política: em Icapuí, Zé Airton – aquele que quase chega ao Governo do Estado escorado no refrão “Lula lá, Zé Airton cá” - é anti-PT. Depois que rompeu com Dedé Teixeira, Zé Airton se respaldou nos adversários históricos do PT em Icapuí.

Ontem, o PT retomou a Prefeitura pelo voto popular.

Até chegar essa vitória, houve uma longa luta, cuja trajetória começou e desaguou na Câmara Municipal.

Ano passado, nosso escritório foi contratado para prestar assessoramento jurídico à Câmara Municipal de Icapuí na condução dos trabalhos de uma CPI que visava apurar desvios de recursos do INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE ICAPUI – ICAPREV.

Nessa ocasião, conheci os edis que foram protagonistas das ações que culminaram com a cassação do então Prefeito Irmão Edilson: Vicente de Paula Braga, eleito vice-prefeito; Manoel Jeová da Silva (Cadá), que assumiu a Prefeitura com o afastamento de Irmão Edilson e Jerônimo Felipe Reis de Souza, eleito Prefeito ontem. (Jerônimo é um sujeito do bem, meticuloso, ponderado e justo). Conheci, também, Marcos José Ferreira Nunes e Felipe Maia de Oliveira Rebouças, atuantes edis.

Os trabalhos da CPI detectaram que, na véspera da eleição de 2008, o Prefeito e candidato a reeleição Irmão Edilson, havia contratado irregularmente (pois sem concurso público) centenas de servidores e usado recursos do INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE ICAPUI – ICAPREV para pagar os contratados.

O resultado das investigações terminou por repercutir na ação que tramitava na Justiça Eleitoral e o Prefeito foi cassado. Assumiu a Prefeitura o Presidente da Câmara Manoel Jeová da Silva (Cadá). E, ontem, foram eleitos para o comando do município os vereadores Jerônimo Felipe Reis de Souza (Prefeito) e Vicente de Paula Braga (vice-prefeito). Uma vitória do Legislativo de Icapuí.

Sucesso a todos!


(Júnior Bonfim)


Nenhum comentário: