sábado, 4 de abril de 2009

RENATO TEIXEIRA EM FORTALEZA



O Projeto MPB Petrobras traz para os palcos do Nordeste o show do cantor e compositor Renato Teixeira.

Em Fortaleza os espetáculos acontecerão hoje e amanhã, 04 e 05 de abril, sábado às 21h e domingo às 20h, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar.

Para abrir o espetáculo, a música do grupo Fulô de Araçá. Os preços são populares: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). O Projeto MPB Petrobras é uma realização da Caderno 2 Produções Artísticas. Patrocínio exclusivo da Petrobras, com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura.

São 40 anos de estrada e canções que se consagraram na sua voz e nas vozes de importantes nomes da música popular brasileira. Representante de um estilo musical denominado folk, que se traduz em composições que contam histórias de determinados grupos, ou povo, e que mexem com os sentimentos mais profundos, Renato Teixeira lançou em 2007, pela Som Livre, CD e DVD onde faz uma retrospectiva da sua carreira, exercitando a sua vocação para contar histórias. No DVD, que conta com as participações especiais de Pena Branca, Joana, Chitãozinho e Xororó e Leon Gieco, o público confere os sucessos “Um Violeiro Toca” e “Tocando em Frente”, duas canções compostas em parceria com Almir Sater, além de “Amanheceu, Peguei a Viola” e “Recado”, dentre outros. A canção “Romaria”, eternizada na voz de Elis Regina, que a gravou na década de 70, também faz parte do repertório, e no registro em DVD conta com a participação de Chitãozinho e Xororó.

Para esta apresentação dentro da programação do Projeto MPB Petrobras, o músico relembra antigos sucessos, evocando lembranças da infância e da juventude, e trazendo à tona um pouco da história da música brasileira. No palco, Renato Teixeira tem a companhia dos seus filhos e músicos Chico Teixeira (violão de 12 cordas e voz) e João Lavraz (baixo e voz).

Renato Teixeira começou a compor ainda na adolescência, época em que morava no interior do estado de São Paulo. Mudou-se para a capital no final dos anos 60 e logo conseguiu estar no Festival de Música da Record, com uma canção que foi defendida pela cantora iniciante Gal Costa, e por Silvio César. No disco do festival onde a música foi registrada, é Teixeira quem canta com Gal, sendo esta a sua primeira gravação.


Na sua trajetória, o artista compôs jingles publicitários e alguns estão até hoje na memória do público, como o jingle dos calçados Ortopé e do Drops Kids Hortelã. Criou, em parceria com Sérgio Mineiro, o Grupo Água, onde conseguiu assimilar o espírito da música caipira, e apresentá-la revestida de contemporaneidade para todo o país. A convite de Elis Regina, Teixeira participou da gravação de “Romaria”, o que significou a conquista de um espaço no mercado para mostrar a sua música. Neste percurso, importantes parceiros marcaram a sua trajetória, como Almir Sater e Pena Branca e Xavantinho. Com estes últimos, gravou o álbum “Ao Vivo em Tatuí”. Participou, ao lado de Xangai, Cida Moreira, Elomar, Geraldo Azevedo, Sivuca e outros, do disco “Cantorias e Cantadores”, lançado em 1997. Renato Teixeira no MPB Petrobras: música de qualidade e preços populares. Imperdível!

(Fonte: SECULT)

Nenhum comentário: