quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

ACRÍSIO SENA É O NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA


O vereador petista venceu o pleito com 26 votos. Salmito Filho conquistou 14.

Por: Márcio Dornelles

O vereador Acrísio Sena (PT) é o novo presidente da Câmara Municipal de Fortaleza. O parlamentar foi eleito com 26 votos contra 14 recebidos pelo vereador Salmito Filho (PT). A nova Mesa Diretora, eleita nesta quarta-feira (15), irá comandar os trabalhos da Casa Legislativa Municipal pelos próximos dois anos.

Acrísio Sena, além de presidente da Câmara, também poderá assumir a prefeitura da cidade caso a atual chefe do executivo, Luizianne Lins, se ausente temporariamente. O atual vice-prefeito, Tin Gomes, assume mandato de deputado estadual a partir de janeiro de 2011.

O petista foi eleito vereador para o primeiro mandato em 2008, com aproximadamente 9 mil votos, e já foi líder da prefeita na Câmara. O parlamentar também foi um dos fundadores da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em 1983 e em 1991 foi eleito presidente estadual da entidade.

Biografia

José Acrísio Sena nasceu em Fortaleza em 11 de julho de 1962. Formado em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC), foi assessor do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria e Construção Civil, dos Comerciários e dos Fazendários.

Em 2004, foi um dos principais apoiadores da candidatura da então deputada estudual Luizianne Lins e, em seguida, prefeita de Fortaleza. Eleita, Luizianne Lins indicou Acrísio para presidência do Instituto Municipal de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos (Imparh). Nos quatro anos de gestão, Acrísio foi um dos principais articuladores da gestão.

*Colaborou Christina Herbster, correspondente do Ceará Agora na Câmara.



+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

A ELEIÇÃO PASSO A PASSO


9h50min - Começa a sessão para eleição do novo presidente da Camara Municipal de Fortaleza (CMF).

9h55min - Salmito Filho e Acrísio Sena (PT) anunciam seus nomes para disputar o voto dos demais parlamentares.

09h58min - Acrísio Sena faz a defesa de seu nome para ocupar a presidência da Casa Legislativa. Ele agradeceu aos vereadores que o apoiaram na eleição.

10h09min - Salmito Filho começa a defender sua candidatura. Ele diz que pretende dar continuidade ao seu trabalho na Câmara Municipal.

10h29min - Com 26 votos, o vereador Acrísio Sena venceu a disputa para a presidência da Câmara Municipal de Fortaleza. Salmito Filho, que disputava a reeleição, recebeu 14 votos. Ronivaldo Maia, líder do PT na Câmara, votou em Acrísio Sena. Já Vitor Valim (PHS), que faz oposição, contrariou a orientação de seu partido em eleger Salmito Filho e votou em Acrísio Sena, o candidato da prefeita. O vereador Waldeck Vasconcelos (PTB) não estava presente em plenário.

10h35min - O vereador Adail Junior (PRP) foi eleito para o cargo de 1º vice-presidente. Ele recebeu 28 votos, contra 12 de José do Carmo (PSL).

10h46min - Carlos Mesquita (PMDB) foi eleito para o cargo de 2º vice-presidente. Durante a votação, Vitor Valim protestou contra a orientação de seu partido, o PHS, para votar em Salmito Filho. O parlamentar classificou a atitude do partido como "arbitrária" e a gestão de Salmito na Câmara como "gestão do nada".

10h52min - Vereador Luciram Girão (PSL) foi eleito para 1º secretário, com 26 votos. Plácido Filho (PDT), obteve 14 votos.

10h59min - Casemiro Neto (PP) foi eleito 2º secretário.

Nenhum comentário: