terça-feira, 14 de dezembro de 2010

DIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO! PARABÉNS, PROMOTORES DE JUSTIÇA!

Comemora-se hoje o dia do Ministério Público!

Queremos nos associar a todos os que, no dia de hoje, rendem homenagens aos lutadores que empunham a espada da legalidade, fiscais da correta aplicação das normas, escudeiros da cidadania.

O iluminado jurista italiano Piero Calamandrei bem sintetizou o papel ministerial:

"Entre todos os cargos judiciários, o mais difícil, segundo me parece, é o Ministério Público. Este, como sustentáculo da acusação, devia ser tão parcial quanto um advogado; como guarda inflexível da lei, devia ser tão imparcial como um juiz.

Advogado sem paixão, juiz sem imparcialidade, tal é o absurdo psicológico no qual o Ministério Público, se não adquirir o sentido do equilíbrio, se arrisca, momento a momento, a perder, por amor da sinceridade, a generosa combatividade do defensor, ou, por amor da polêmica, a objetividade sem paixão do magistrado."


Por isso, no dia de hoje, acendamos a pira olímpica da liberdade e entoemos o hino do reconhecimento aos que honram a cidadania militante. Guerreiros que combatem em favor dos direitos difusos e coletivos com a clara certeza de que o mais importante nesta vida é a salvaguarda da dignidade humana através da Justiça!


(Júnior Bonfim)

Nenhum comentário: