segunda-feira, 20 de setembro de 2010

COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM COMPLETA 10 ANOS EM CRATEÚS




Presente no Ceará desde 1982, o Shalom realiza diversas ações a partir dos preceitos da nova evangelização

Crateús. A comunidade católica Shalom completa, este ano, dez anos de missão neste Município. Veio em 2000 por solicitação do bispo diocesano, Dom Jacinto de Brito, que sentiu a necessidade da presença renovada da Igreja Católica em Crateús. Como dizia o papa João Paulo II, "as novas comunidades são a primavera da Igreja".

Desde então, a comunidade realiza na cidade um trabalho voltado para a evangelização das famílias, especialmente dos jovens. "O objetivo é fazer o jovem viver a oração, então fazemos grupos de orações, de momentos de confraternização, lazer e acompanhamento pessoal para orientá-lo e dirigi-lo espiritualmente", diz Rafael Silva, responsável pela obra na cidade.

Dada a importância da data, a comunidade local decidiu preparar uma programação extensa, que iniciou com uma Missa em Ação de Graças no Centro de Evangelização. No próximo fim de semana, acontecerá o Encontro para Casais, nas dependências do 40° Batalhão de Infantaria, cujas inscrições estão abertas no Centro de Evangelização.

No mês de outubro, será promovido um jantar beneficente e, em novembro, um momento de lazer com feijoada. A programação será encerrada no dia 5 de abril de 2011, com peregrinação ao Santuário Rainha do Sertão, em Quixadá.

Atividades

Grupos de oração, catequese, preparação para crisma, trabalho de prevenção às drogas nas escolas, espetáculos teatrais, visitas aos hospitais são ações realizadas pelos 17 membros da comunidade em Crateús e pelas 150 pessoas participantes da obra, em Crateús e em Ipueiras. Através do projeto "Caia na real", o Shalom realiza um trabalho de prevenção e recuperação de dependentes químicos na cidade, voltado tanto para os jovens como para os pais e familiares. Tudo isso com uma linguagem jovem, atual e feita especialmente para atrair a juventude. "Para evangelizar o jovem, é preciso uma pedagogia especial", aponta Rafael Silva. E complementa: "à medida que eles vão abrindo seu coração ao Senhor e recebendo as nossas orientações, eles vão mudando de vida".

Para Rafael, que assumiu a coordenação da Comunidade em abril deste ano, "o coração das pessoas aqui é muito sedento de Deus, de uma vida mais completa e somente Deus pode nos trazer essa completude".

"Somos pescadores de jovens", define Marília Farias, discípula da Comunidade Vida, que faz parte do Shalom. Ela está em missão na cidade há seis meses e na Comunidade Shalom desde 2008. Além do amor e o chamado que sentiu de Deus, diz que o que a atraiu para a missão foi o reconhecimento da importância do perdão e da existência de um amor genuíno na humanidade. Com base na experiência na Comunidade e no trabalho que realiza, avalia que a ausência de Deus é muito grande na juventude. "Buscamos jovens nas escolas, nas praças e em todos os locais evangelizando, levando a eles o amor de Deus e mostrando que o jovem pode viver em Deus e ter uma vida normal".

Trajetória no Ceará

No dia 9 de julho de 1982, com a presença e a bênção do então arcebispo de Fortaleza, Dom Aloísio Lorscheider, era inaugurado o primeiro Centro de Evangelização Shalom do Ceará, em Fortaleza. Composta por uma lanchonete e uma livraria, o Shalom tinha por missão evangelizar os jovens cearenses que para ali se dirigissem em busca de aconselhamento, ajuda ou consolo. Era a "Lanchonete do Senhor", conduzida inicialmente por um grupo de doze jovens, tendo como fundador Moysés Louro de Azevedo.

Em pouco tempo, a obra atingiria não somente os jovens, mas também famílias, pessoas das mais diversas procedências socioculturais e de diferentes faixas etárias, crescendo na ação evangelizadora. Assim nascia a Comunidade Católica Shalom. "Percebemos, então, que o Senhor Jesus nos concedera um carisma específico, uma vocação a ser vivida na Igreja e para a Igreja, sob a forma do que viria a ser chamado de ´Comunidades Novas´ ou ´Novas Fundações´", relata o fundador.

Em pouco tempo, multiplicaram-se os grupos de oração, os centros de evangelização e os centros de formação. Surgiram ações e serviços evangelizadores no mundo das comunicações, das artes, do trabalho e da promoção humana. Também foram criados projetos evangelizadores e formativos para a juventude e a família. Foram estruturados novos ministérios e serviços apostólicos, visando à nova evangelização.

Em 1991, a Comunidade Shalom abriu a primeira casa fora da Arquidiocese de Fortaleza, na Diocese de Quixadá. Em 2007, a comunidade recebeu o reconhecimento pontifício por parte da Santa Sé.

Atualmente, o Shalom está presente em 50 dioceses no Brasil e em países como Itália, Suíça, Israel, Canadá, entre outros. "Com a disposição de contribuirmos, à luz do nosso carisma, para a propagação do Evangelho e a edificação da Igreja", declara o fundador a missão da obra. Dois centros de formação no Estado, em Pacajus e Quixadá, preparam os novos missionários da Comunidade.

Missão

"Buscamos jovens nas escolas, nas praças para evangelizar, levando a mensagem do amor de Deus"
Marília Farias Discípula da Comunidade Shalom em Crateús

MAIS INFORMAÇÕES
Centro de Evangelização da Comunidade Shalom
Rua Firmino Rosa, 801
(88) 3691.0579



ENGAJAMENTO
Mudanças de vida e atitude pela fé

A participação no Shalom promove uma nova forma de lidar com as dificuldades através da fé e da solidariedade

Crateús. "O que realmente fortificou a nossa vida de casado foi o engajamento dentro da Comunidade Shalom", revela a assistente social Natália Bertini, que participa do grupo em Crateús, juntamente com seu esposo, Carlos. Para ela, foi uma grande bênção de Deus participar da comunidade e poder perceber o quanto a sua vida mudou ao seguir o caminho da Renovação Carismática.

"As graças de Deus na minha vida e da minha família são inúmeras". A assistente social se recorda das dificuldades que teve em engravidar e os cinco filhos que perdeu, após abortos sucessivos naturais. Também lembra da força que ela e o esposo receberam de Deus, através de orações nestes momentos de dificuldade e "os três filhos lindos que vieram em seguida às provações", como prova da confiança em Deus.

Segundo ela, as mudanças maiores na sua vida ocorreram na forma de agir. Conforme foi conhecendo Deus na comunidade e se envolvendo nos trabalhos missionários, Natália acredita ter se tornado uma mulher e esposa muito mais serena e confiante. "Antes queria tudo no meu tempo. Através da experiência missionária, aprendi que a vontade de Deus é soberana na minha vida". Ela dedica boa parte do seu tempo aos trabalhos de evangelização da comunidade junto às famílias, atendendo principalmente casais e jovens, mostrando o seu exemplo de vivência em família e em comunidade.

O fortalecimento da família como referência para o jovem é ponto forte na evangelização por parte dos componentes da Comunidade Shalom. "O mundo de hoje vive e incentiva o consumo, o imediatismo, o egoísmo e os jovens vão perdendo os valores e as referências, aquilo que realmente importa", diz, ressaltando a importância do trabalho que a comunidade desenvolve junto às famílias.

Para Natália Bertini, a forma de evangelizar através dos preceitos da Bíblia e do exemplo e a renovação na realização das celebrações que a comunidade Shalom trouxe para dentro da Igreja Católica deu um novo vigor à Igreja Católica na região. "Renovou a Igreja e certamente trouxe bons frutos".

Silvania Claudino
Repórter
No Diário do Nordeste de hoje

Nenhum comentário: