segunda-feira, 22 de novembro de 2010

PARABÉNS, PRESIDENTE ANIZIO ARAÚJO!


Quem aniversaria hoje é o estimado José Anizio Araújo.

É um cidadão que, no convívio acadêmico e maçônico (onde nos conhecemos), aprendi a respeitar e admirar.

Anízio Araújo é um desses raros seres que habitam o reino da inteligência, jardineiro que rega com zelo e amor o arvoredo familiar, disciplinado obreiro do edifício esotérico, ourives que adora lapidar a esmeralda do coração humano, soletrador de fonemas de agregação, poeta da extensa solidariedade.

Cabeça pintada pela serena tinta da maturidade, Anízio me cativou desde o primeiro contato, quando debulhamos várias espigas do milho da poesia, do esoterismo e da fraternidade.

Pouco tempo depois, por sua iniciativa e apadrinhamento, meu nome era submetido à consideração dos acadêmicos da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (AMLEF), oportunizando-me tomar assento naquele conceituado Sodalício de Letras.
Acompanhei com entusiasmo sua assunção à Presidência da AMLEF e posterior reeleição com o vibrante apoio da unanimidade dos confrades que compõem a Academia. Realiza, à frente da AMLEF, uma profícua e modelar faina de agregação e progresso. Tornou-a um dos mais respeitados grêmios literários Alencarinos.

Ademais, aprecio a forma como venera a instituição familiar. Casado com a senhora Marta Maria, a dona Martinha, é o afetuoso pai de Roberto (cuja amizade também privo), Anízio e Luciana. À esposa e aos filhos oferta diariamente a fruta da compreensão, o pão da ternura, o leite da decência, o mel do exemplo.

Banha-se com desenvoltura nas caudalosas águas da filantropia. É maçom apaixonado, militante Rotariano, filatelista dedicado.

Escreve regularmente, com o diletantismo de quem brinca ou a solenidade de quem reza. Já brindou os amigos e admiradores com vários livros, seja de doutrina esotérica ou pura poesia.

É óbvio que tem plena consciência de que percorre degraus de uma escada que nunca tem fim.

Engenheiro por formação, perscrutou o trivium e o quadrivium, as sete artes liberais essenciais à formação do homem livre.

Servidor público federal aposentado, suou muito até conseguir o que o famoso orador romano Cícero chamava de “otium cum dignitate” (ócio com dignidade), ou seja, a ocupação do tempo com o exercício de atividades nobres.

Feliz aniversário, mestre Anízio!


(Por Júnior Bonfim)

Nenhum comentário: